Retrato de Suzanne Bloch – Padrão III de face

unnamed (4)

Retrato de Suzanne Bloch é um óleo sobre tela do pintor Pablo Picasso, produzido em Paris, no ano de 1904. A obra retrata a cantora francesa Suzanne Bloch e faz parte do acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).

A retratada pode ser diagnosticada como um padrão III de face segundo as seguintes características que apresenta:

1) Ponta nasal caída;

2) Exposição excessiva do branco do olho na sua porção inferior;

3) Terço médio da face (maçãs do rosto / região zigomática) afundada;

4) Terço inferior do terço inferior da face (lábio inferior – mento) desproporcional em relação ao terço superior do terço inferior da face (base nasal – lábio superior).

Caso as características faciais sejam coincidentes com uma má oclusão (mordida errada), Suzanne enquadra-se em um tipo de paciente que deverá procurar auxílio de um Cirurgião Bucomaxilofacial e um Ortodontista, para que se possa fazer um correto diagnóstico e proposta de tratamento:

1) Não cirúrgico (Ortodontia somente) = A má oclusão (mordida errada) da paciente será corrigida com o tratamento ortodôntico, porém, suas características faciais de um padrão III de face serão mantidas.

2) Cirúrgico (Ortodontia + Cirurgia Ortognática) = A má oclusão (mordida errada) da paciente será agravada com a Ortodontia para que um excelente resultado estético seja conseguido através da cirurgia ortognática, a qual será responsável em posicionar os ossos da paciente na posição ideal e, consequentemente, a oclusão ideal será alcançada, através deste adequado posicionamento ósseo proporcionado pela cirurgia.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*