Hipoestesia x Idade

shutterstock_287823422

Um estudo realizado por Verweij e colaboradores, do Centro Médico da Universidade de Leinden, na Holanda, analisou a ocorrência de hipoestesia (dormência) no lábio inferior após o acompanhamento de um ano da realização de cirurgia ortognática sem mentoplastia em 263 (duzentos e sessenta e três) pacientes, com idades entre 14 e 56 anos.

Os autores analisaram a ocorrência, a permanência e o tempo de recuperação da hipoestesia dividindo os pacientes em três grupos (menores de 19 anos, entre 19 e 30 anos, e maiores de 30 anos).

Os pacientes com mais de 30 anos são os que mais demoram para ter o retorno da sensibilidade ao normal após a realização da cirurgia ortognática.

Isto deve-se ao fato de que, com o passar da idade, os neurônios apresentam uma atrofia dos axônios e um maior percentual de degeneração, portanto, pacientes mais velhos apresentam pior capacidade de reinervação e regeneração.

Este fato, já demonstrado em outros estudos, ajuda o cirurgião a tomar a decisão em comum acordo com o seu paciente, para antecipar, na medida do possível, para cada caso clínico, a realização do procedimento da cirurgia ortognática, tendo em vista que quanto mais idade ao submeter-se a este tipo de procedimento, maiores as chances de uma recuperação mais lenta da hipoestesia que, inevitavelmente, ocorre neste tipo de procedimento cirúrgico.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*