Hipoestesia x Posição do Nervo Alveolar Inferior

shutterstock_451343986

Verweij e colaboradores, ao analisarem a ocorrência de hipoestesia após a execução de 526 osteotomias sagitais em pacientes submetidos a cirurgia ortognática, no Departamento de Cirurgia Bucomaxilofacial do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, encontraram associação estatisticamente significativa entre a presença de hipoestesia e o estado do nervo na realização da osteotomia sagital.

Seis posições do nervo foram analisadas e, quando houve necessidade de separá-lo do segmento ósseo  proximal com um descolador ou brocas, houve uma maior associação com a ocorrência de hipoestesia no pós-operatório.

Outro dado importante é que esta situação do nervo preso ao segmento proximal foi mais frequente em pacientes que estavam se submetendo à cirurgia ortognática com mais de 30 anos de idade, colaborando para a incidência maior de parestesia nos pacientes acima desta faixa etária, os quais, também, apresentam uma recuperação deficitária e mais lenta após a ocorrência de distúrbios neurossensoriais.

Abaixo, a relação com as posições nas quais o nervo alveolar inferior pode ser encontrado após a realização da osteotomia sagital verdadeira:

  1. Nervo alveolar inferior não visível no segmento distal;
  2. Nervo alveolar inferior com menos da sua metade visível no segmento distal;
  3. Nervo alveolar inferior com mais da sua metade visível no segmento distal;
  4. Nervo alveolar inferior separado do segmento proximal por dissecção através de descoladores;
  5. Nervo alveolar inferior separado do segmento proximal através da utilização de brocas cirúrgicas;
  6. Nervo alveolar inferior visivelmente danificado.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*