Artrite Idiopática Juvenil

shutterstock_341814365

Abramowicz S. e colaboradores, dos Hospitais para Atendimento Infantil das cidades de Atlanta e Boston, nos Estados Unidos, publicaram um artigo no International Journal of Oral & Maxillofacial Surgery, no mês de Junho de 2016, reforçando a importância do diagnóstico precoce da Artrite Idiopática Juvenil.

A Artrite Idiopática Juvenil, antigamente denominada Artrite Reumatoide Juvenil, é uma doença que promove uma inflamação sistêmica (em todo o organismo), que resulta na destruição dos tecidos moles e duros em uma única ou em várias articulações do corpo.

Em um grande número de pacientes, uma ou as duas articulações temporomandibulares (ATM) estão envolvidas. Quando isto ocorre, os sinais e sintomas presentes podem ser dor, inflamação, limitação dos movimentos de abertura e fechamento bucal e, nos casos mais avançados, retrognatismo mandibular (mandíbula deslocada para trás em relação a maxila), mordida aberta (dentes da região anterior e posterior da maxila e da mandíbula sem contato), e assimetria mandibular.

O artigo enfatiza a importância do diagnóstico precoce para que possa ser iniciado o tratamento medicamentoso o quanto antes. Enfatiza-se aos profissionais a não menosprezarem as dores iniciais, mesmo que somente musculares. Exames de imagem, dentre estes, a ressonância magnética (ideal), são imprescindíveis para a observação e diagnóstico das alterações anatômicas degenerativas iniciais.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*