Fatores associados ao sucesso dos mini-implantes

foto_post_10Janson e colaboradores, do Departamento de Ortodontia da Universidade de São Paulo da cidade de Bauru, analisaram a influência de alguns fatores associados ao sucesso da instalação e funcionamento dos mini-implantes.

Os mini-implantes são miniparafusos que facilitam a movimentação ortodôntica dos dentes quando há utilização de aparelhos. Eles servem de ancoragem (apoio) para que movimentações desnecessárias não ocorram em dentes que já se encontram bem posicionados, desta forma, a força necessária para a movimentação de um dente não causará efeitos colaterais na cavidade bucal do paciente. A força da movimentação ortodôntica será direcionada única e exclusivamente para os dentes que precisam ser movimentados.

Os pesquisadores analisaram alguns fatores, dentre estes:

  • Proximidade da instalação do mini-implante com a raiz do dente;
  • Espaço da crista óssea entre os dentes no qual o mini-implante deverá ser instalado;
  • Presença de placa bacteriana ao redor do mini-implante;
  • Tipo de tecido mole no qual o mini-implante foi instalado (gengiva inserida ou mucosa alveolar);
  • Grau de sensibilidade do paciente durante a instalação do implante.

Após a análise de 40 mini-implantes instalados em 21 pacientes, constatou-se que cristas alveolares estreitas, o grau de placa bacteriana acumulado e o tipo de tecido mole no qual um mini-implante foi instalado não compromete em nada o sucesso do mesmo.

Já mini-implantes instalados muito próximos à raiz dos dentes, e mini-implantes nos quais o paciente apresenta sensibilidade desde o início de sua instalação têm mais chances de não obterem sucesso, respectivamente, por não estarem apoiados totalmente em osso e por terem mobilidade (mesmo que pequena) desde o momento da sua instalação na cavidade bucal do paciente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*