Bloqueios Regionais Pré-Cirúrgicos na Cirurgia Ortognática

foto_juliana_blog_02

Bloqueios anestésicos regionais nos nervos maxilar e mandibular, ramificações do nervo trigêmio, previamente à execução da cirurgia ortognática, foram executados em um estudo prospectivo com 50 pacientes do Hospital Chang Gung, na cidade de Taoyuan, em Taiwan, realizado por Chen Y.A e colaboradores.

Todos os 50 pacientes foram infiltrados da maneira tradicional, no local das incisões, porém, em 25 deles, o bloqueio dos nervos maxilar e mandibular foi também realizado. Houve diferença estatística comprovada na redução de administração de medicamentos para controle da pressão arterial, controle do sangramento sanguíneo e a perda sanguínea durante a cirurgia nos pacientes, que foram submetidos aos bloqueios anestésicos quando comparados àqueles nos quais somente foi realizada a infiltração de maneira convencional.

Ocorre que mesmo sob anestesia geral, na qual os pacientes se encontram em sono profundo, inconscientes e sem dor subjetiva, tem seus nociceptores de dor estimulados se um bloqueio do nervo não for previamente realizado. A intervenção cirúrgica faz com que os nociceptores fiquem sensibilizados, evitando o prolongamento da hipersensitividade na espinha dorsal e a dor pós-operatória. Clinicamente isto se manifesta em um aumento da pressão arterial e, consequentemente, em sangramento durante a cirurgia.

Portanto, solicite ao seu cirurgião que realize o bloqueio dos nervos maxilar e mandibular, previamente antes da sua cirurgia ortognática.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*