Biossegurança: Indicadores Biológicos

Post Agosto

Os indicadores biológicos são ampolas que contém um concentrado de bactérias altamente resistentes e servem para o controle de qualidade da potência da autoclave utilizada para esterilizar os materiais da clínica odontológica, médica, hospitalar, etc. que a população frequenta.

Alguma vez você parou para pensar se o material que está sendo utilizado no seu procedimento clínico/cirúrgico passou por um processo rigoroso de desinfecção e esterilização?

Autoclaves são maquinários que atingem altas temperaturas, por isto conseguem matar as bactérias, vírus, fungos, que possam ter contaminado os instrumentais de uso diário, evitando, desta forma, uma contaminação cruzada entre os usuários que frequentam o mesmo ambiente.

Autoclaves precisam de manutenção, muitas vezes mensais, e, uma referência que possa comprovar REALMENTE, se estão atingindo a temperatura ideal para que os materiais colocados em seu interior estejam sendo esterilizados.

Marcadores que mudam de cor, tais como, fitas adesivas, podem ter esta alteração mesmo quando são submetidos à temperaturas as quais não são suficientes para esterilizar os materiais.

Já os indicadores biológicos, como citado anteriormente, contêm em seu interior bactérias altamente resistentes, portanto, é a única forma para checar e comprovar se as autoclaves do estabelecimento que você frequenta encontram-se rigidamente sob as normas de biossegurança exigidos pela agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*