Dente quebrado: o que devo fazer?

 

    Quebrar um dente pode ser mais comum do que parece. Apesar de ser estruturas ósseas fortes, ao sofrer um impacto muito forte ou pressão, nossos dentes podem facilmente quebrar

 

    A maior parte dos casos de fratura dental ocorre por uma colisão bucal com algum objeto, que pode ter sido provocado por um acidente, uma queda ou na prática de algum esporte.

 

    Acidentes de moto e bicicletas são mais suscetíveis a esse tipo de fratura dental, devido à exposição do corpo e da região da boca, que não estão devidamente protegidos ao cair contra o solo. 

 

    Além dos acidentes, lesões nos dentes podem ocorrer também por outros fatores, causados por doenças bucais, como periodontite e cáries. 

 

    O bruxismo também pode prejudicar a estrutura dental e sua raiz, devido a pressão causada sobre os dentes ao ranger e apertar, podendo levar a perda parcial ou até total. 

 

    A perda ou fratura de um ou mais dentes afeta a harmonia do sorriso, mas também prejudica toda a estrutura bucal, levando a diversos problemas relacionados à oclusão (mordida), gengiva e raízes.

 

Meu dente quebrou! O que devo fazer? 

 

    Ao passar por alguma fratura ou  perda de dente, é preciso procurar imediatamente o seu dentista de confiança, para realizar uma avaliação da lesão local e o nível da perda. 

 

    Só um cirurgião dentista pode avaliar o tamanho do dano causado, através de raio-x e exames clínicos solicitados, mas é possível tomar algumas medidas para minimizar possíveis complicações antes de chegar no consultório, como:

 

  • Sempre guarde o pedaço do dente ou o próprio dente fraturado em um recipiente com a própria saliva, para uma possível restauração. Uma segunda opção, é colocar o dente fraturado no leite ou no soro fisiológico.

 

  • Após o ocorrido, não mastigar no local e não colocar o dedo, para evitar infecções. 

 

  • Em casos de sangramento, não bochechar ou tentar comprimir a área. 

 

  • Ir o mais rápido possível ao seu dentista de confiança. 

 

Como tratar uma fratura dental? 

 

    Quando se trata de fraturas pequenas, sem comprometer a coroa do dente, o procedimento é mais simples e rápido, mas deve ser sempre realizado por um profissional odontológico em consultório, fazendo a restauração do sorriso do paciente, através da remodelação com desgaste, colocação de resina ou a colagem da parte fraturada.

 

    Já quando a fratura danifica a coroa dental, expondo o interior do dente, é preciso fazer um tratamento de canal e uma reconstrução coronária em consultório. 

 

    Em casos de identificação da perda da coroa, ou seja, perda quase total do dente e com danos na raiz, devido ao trauma sofrido, é necessário a colocação de uma prótese sobre o implante para substituir o dente perdido

 

    O implante é um ótimo recurso para pacientes que infelizmente sofrem com a perda de algum dente, seja por um acidente ou por patologias bucais. 

 

    As próteses sobre implantes possuem tecnologia capaz de substituir as raízes dos dentes, promovendo sustentação e segurança, com um design que reproduz perfeitamente o dente do paciente, na sua cor e estrutura. 

 

    Sofreu com a perda ou fratura de algum dente recentemente? Calma, siga todos os procedimentos citados acima e procure a Clínica Juliana Búrigo, iremos te ajudar a restaurar o seu sorriso: www.julianaburigo.com.br 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*