A importância da biópsia: 9 a 11% das lesões displásicas da cavidade oral transformam-se em carcinoma escamoso da cavidade oral

Em um artigo publicado na revista “Internacional Journal of Oral & Maxillofacial Surgery” de Dezembro de 2012, Michailidou e colaboradores, através de análise imuno-histoquímica de 50 lesões biopsiadas da cavidade bucal constataram que 0,4 a 2% das lesões que não apresentavam displasia (alterações celulares) transformaram-se em carcinoma escamoso da cavidade bucal, um câncer maligno. E, pasmen, 9 a 11% das lesões que apresentavam alguma forma de displasia (leve, moderada ou severa) transformaram-se em carcinoma escamoso da cavidade bucal.

Esta pesquisa vem enfatizar a importância de ser realizada a biópsia em lesões da cavidade bucal que não desaparecem espontaneamente (ideal dentro de 15 dias).

Realize um auto-exame regularmente de sua boca ou procure seu dentista! O diagnóstico e a realização de uma biópsia no estágio inicial destas lesões ainda é a maneira mais eficaz de prevenir a transformação destas lesões em câncer.
Consulte a especialidade de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial para maiores informações!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*