A importância da biossegurança nos procedimentos cirúrgicos (o que é fasceíte necrotizante?)

A fasceíte necrotizante é uma infecção severa na região do pescoço que apresenta um alto índice de mortalidade.

Trata-se de uma infecção profunda polimicrobiana com a presença de bactérias aeróbicas (streptococcus) e anaeróbias (bacteroides).

As causas mais comuns são de origem odontogênicas (dentes necrosados, principalmente segundos molares inferiores), infecções pós-cirúrgicas, úlceras pré-existentes, mordidas por insetos ou infecção após traumatismo nas amígdalas.

Os sinais clínicos iniciais são similares a presença de um abscesso ou celulite na face, porém, evolui mais rápido para a região do pescoço podendo causar eritema (áreas de vermelhidão), anestesia e aspecto de casca de laranja na pele da região. A presença de febre também é bastante comum.

Alguns pacientes são mais propícios ao desenvolvimento desta infecção, tais como: pacientes com diabete mellitus, que utilizam drogas ou álcool em excesso, imunodeprimidos, obesos ou com mais idade.

O importante para tratar a fasceíte é o diagnóstico precoce e, consequentemente, terapia através de antibióticos para as bactérias envolvidas e, muitas vezes, debridamento cirúrgico com irrigação intensa da região afetada.

Enfatizamos, através deste post, a importância da prevenção da ocorrência destas infecções. Alertamos aos pacientes a sempre procurarem clínicas que pratiquem normas de biossegurança de forma intensa e correta no seu dia a dia, prevenindo, desta forma, contaminações e infecções cruzadas em seus clientes/usuários.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*