A Osteomielite na Região Maxilofacial

art_post_09_osteomielite

A osteomielite (infecção no osso) em adultos, na região maxilofacial é mais comum na mandíbula e pode ter o seu início de formas tão comuns e rotineiras que, na maioria das vezes, são condições que o cliente menospreza ao procurar pelo tratamento odontológico.

A inoculação (entrada) da bactéria no osso pode ocorrer em uma cirurgia, uma extração dentária, e até mesmo um tratamento de canal, considerados procedimentos simples.

Em um paciente sadio, o mecanismo inflamatório induzido por esta bactéria é autolimitante e consegue eliminá-la. Porém, em um paciente normal ou afetado com alguma condição sistêmica (diabetes, HIV, hepatite, câncer, entre outros), o processo inflamatório não consegue eliminar a bactéria, fazendo com que a mesma se prolifere dentro do tecido ósseo e até mesmo nos tecidos moles.

Quando ocorre a presença de pus, a tendência do processo infeccioso é se agravar, pois o pus limita a chegada de irrigação sanguínea e mais células de defesa ao local da infecção.

Existem diversas formas de tratamento da osteomielite, desde a antibioticoterapia endovenosa até a ressecção mandibular, nos casos mais graves.

O alerta mais importante é sobre a importância de procurarmos clínicas que sigam padrões rígidos de esterilização e descarte dos seus materiais de uso rotineiro e assepsia no atendimento dos clientes, pois mesmo tratando “simples” patologias em ambientes contaminados e/ou com materiais contaminados, os pacientes poderão ter problemas infecciosos com consequências gravíssimas ao seus organismos, como é o caso da osteomielite.

Vale ficar atento, pelo bem da sua saúde, no local escolhido para o tratamento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*