Alterações Auditivas após a Cirurgia Ortognática

13_post_alteracoes-auditivas

Os distúrbios temporários de audição e a pressão no ouvido médio após a osteotomia de Le Fort I – osteotomia padrão na cirurgia ortognática no osso maxilar -, foram avaliados por pesquisadores do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial das Universidades de Ankara e Istambul, na Turquia.

A duração dos distúrbios, todos classificados como distúrbios leves ou moderados, deu-se de três a oito semanas no pós-operatório, sendo que na 12ª semana, nenhum distúrbio foi encontrado.

Estas alterações auditivas ocorrem porque os músculos elevadores e tensores do véu palatino se inserem no palato duro, portanto, com o movimento de avanço maxilar e com a presença do edema pós-operatório, as funções da tuba auditiva (tubo de Eustáquio) podem ser temporariamente alteradas.

            Assim como o edema, sintomas como a parestesia, a dificuldade em abrir a boca, a dificuldade de deglutição, a dificuldade de fonação, a alteração na sensibilidade auditiva e a pressão no ouvido médio, são distúrbios temporários que ocorrem no pós-operatório da cirurgia ortognática e, assim como os outros distúrbios, são normalizados ao longo dos primeiros meses do pós-operatório.

8 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*