Ansiedade Social na Cirurgia Ortognática

deformidades

É estimado que, aproximadamente, a cada 100 pessoas do Reino Unido, uma é acometida por algum tipo de deformidade dento-esquelética na face, o que acarreta preocupações com a aparência e a ansiedade social, já que indivíduos que se percebem pouco atrativos apresentam sempre maiores níveis de ansiedade.

Para maior obtenção de dados, pesquisadores do Reino Unido (Ryan F.S. e colaboradores) avaliaram o grau de acometimento de ansiedade social em quase dois mil pacientes não acometidos por deformidades dento-esqueléticas e em 61 pacientes acometidos por algum tipo de deformidade dento-esquelética em suas faces.

Para todos os modelos de questionários utilizados, os resultados mostraram que pacientes com deformidades dento-faciais são mais acometidos por uma auto avaliação negativa, medo em relação a sua imagem e ansiedade social.

Os autores sugerem a associação de terapia comportamental e treinamento social para os pacientes que corrigem a sua deformidade por meio da cirurgia ortognática, já que estes precisarão aprender a se reconhecer na nova imagem e, o mais importante, saber responder aos questionamentos e julgamentos de outras pessoas em relação ao resultado da cirurgia.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*