Carcinoma de Glândula Salivar – Diagnóstico precoce sempre

O carcinoma de células pequenas das glândulas salivares incide em maior quantidade na glândula parótida (79%), glândula submandibular e sublingual, respectivamente, é o que indica uma revisão sistemática realizada pelo Departamento de Patologia Oral da Universidade de Uberlândia, MG, Brasil.

glandulas-salivares

Estes tumores possuem na maioria das vezes uma evolução indolor, lenta e com aumento de volume localizado. Um dado interessante: por tratar-se de um tumor maligno, é imprescindível um diagnóstico precoce, vide que, a taxa de sobrevivência, no estudo, para tumores diagnosticados com mais de cinco (05) centímetros é de somente 24 meses – 2 anos! Este número cai drasticamente se o tumor for diagnosticado com até três (03) centímetros de diâmetro.

Fica aqui a dica para que você apalpe a região das bochechas (glândula parótida) e as regiões submandibulares (glândulas submandibulares e sublinguais) e realize o autodiagnóstico em caso de nódulos nestas regiões. Em caso de dúvida, procure seu dentista ou um especialista em cirurgia bucomaxilofacial!

** Artigo publicado por Servato, J.P.S et al no International Journal Oral & Maxillofacial Surgery.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*