Cárie associada à presença de terceiro molar semi-incluso

14_post_-carie-associada

Um estudo feito por Falci, S.G.M e colaboradores analisou 246 radiografias periapicais do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial da UFVJM, na cidade de Diamantina, Minas Gerais/BR. Nele, foi avaliado a incidência de cárie nos segundos molares interiores devido à presença dos terceiros molares – siso – semi-inclusos, que estão parcialmente erupcionados na cavidade bucal.

Os pacientes deste estudo, que possuíam idade entre 23 e 57 anos, apresentaram 2,8% mais propensão a terem cárie no segundo molar associada à presença de um terceiro molar semi-incluso, do que os pacientes com idade entre 16 e 22 anos.

Portanto, a idade é um dos fatores a serem analisados e considerados na indicação da exodontia precoce – pacientes com menos de 22 anos – dos sisos inclusos ou semi-inclusos. Essa indicação pode ser feita no momento do diagnóstico da presença de germes e a confirmação da ausência de espaço para a erupção deles.

Outros fatores importantes na presença de cáries em segundos molares associada ao siso semi-inclusos são a posição do terceiro molar semi-erupcionado e o gênero do paciente. Estatisticamente, pacientes do gênero masculino apresentavam mais cáries nesta região que os pacientes do gênero feminino.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*