Cirurgia Ortognática sob Anestesia Geral com ou sem hipotensão

shutterstock_639677182

Um grupo de pesquisadores (Carlos, E. e colaboradores) das Universidades Estaduais Paulista de Araraquara e Botucatu, analisaram a diferença entre a anestesia geral com e sem hipotensão em cem (100) pacientes submetidos a cirurgia ortognática bimaxilar (osso maxilar e mandibular operados no mesmo ato cirúrgico). Exatamente cinquenta (50) pacientes foram submetidos à anestesia geral sem hipotensão e cinquenta (50) pacientes foram submetidos à anestesia com hipotensão.

De fato, a anestesia geral com hipotensão mostrou ser a melhor técnica anestésica para os pacientes que se submetem à cirurgia ortognática bimaxilar porque:

  1. Nenhum paciente necessitou transfusão sanguínea (mesmo que através de autodoação) porque o volume de perda sanguínea com este tipo de anestesia foi significantemente menor.
  2. Não houve nenhum episódio de bradicardia (batimento cardíaco lento ou irregular) no momento da fratura do osso maxilar, enquanto houve bradicardia em vinte e quatro (24) de cinquenta (50) pacientes submetidos à anestesia geral sem hipotensão.

Exames laboratoriais para checagem dos índices de hemoglobina e hematócrito foram realizados no pré e no pós-operatório dos pacientes submetidos à anestesia geral com hipotensão, porém, não foi constatada melhora nestes índices se comparado aos dos pacientes submetidos à anestesia sem hipotensão. Estes índices reduzem de forma similar nos dois tipos de anestesia.

Enfim, a anestesia geral com hipotensão mostrou-se a melhor alternativa em virtude de reduzir significativamente o volume de perda sanguínea durante a realização da cirurgia bimaxilar e por não ocorrerem episódios de bradicardia durante a fratura maxilar da cirurgia.

Converse com o seu cirurgião e certifique-se se a equipe de Anestesiologistas que conduzirá a anestesia geral de sua cirurgia lhe proporcionará a melhor técnica anestésica possível para o seu caso clínico cirúrgico.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*