Como e por que devo utilizar o fio dental diariamente?

COMO?

O fio dental deve ser utilizado uma vez ao dia, de forma que entre embaixo do sulco gengival, um espaço milimétrico de gengiva que existe sobre e entre todos os dentes. Se você utilizá-lo passando somente entre dois dentes ele de nada adiantará. O contorno triangular da papila gengival sobre os dentes servirá como guia para a utilização do fio dental (vide foto número 4).

 

flossing-instruction-by-preston-dentist-300x230

POR QUE?
A utilização deve se proceder desta forma porque bactérias conseguem se alojar neste pequeno espaço de gengiva que existe sobre os dentes já que a escova dental não consegue penetrar ali. O fio dental foi desenvolvido exclusivamente para a higiene desta região. Quando o fio não penetra nesta região, o paciente desenvolve sangramento quando irá escovar ou até mesmo utilizar o fio de forma esporádica. As bactérias ali acumuladas iniciam uma inflamação localizada da gengiva cujo nome é gengivite. Quando a gengivite não é tratada ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO CORRETA DO FIO DENTAL ela pode evoluir para uma periodontite que é quando a inflamação migra da gengiva para o ligamento periodontal (tecido que sustenta os dentes ao osso).

FICA A DICA : Dê ao fio dental a importância que ele realmente merece: quando o assunto é a prevenção de doenças agudas ou crônicas da cavidade bucal e sistêmicas, a correta utilização do fio é imprescindível para a obtenção de saúde.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*