Cuidados de Enfermagem no Pós-cirúrgico de Cirurgia Ortognática

Enfermagem Aplicada

Após o término da cirurgia, o profissional de enfermagem que faz parte da equipe do cirurgião, fica junto com o anestesista e o cirurgião na sala cirúrgica acompanhando os sinais vitais do paciente e auxiliando os profissionais citados anteriormente no que for necessário.

Assim que o anestesista observa que está tudo bem com o paciente após o término da anestesia geral, ele o libera para a sala de recuperação, local em que o paciente é monitorado e são observados todos os seus sinais vitais, eliminações vesicais e intestinais; os medicamentos prescritos são administrados da forma correta e conforme indicação e algumas orientações referentes ao pós-operatório já são instruídas e aplicadas.

O paciente deverá ficar com a cabeceira da cama elevada em torno de 45º graus e com a cabeça um pouco lateralizada. Imediatamente se iniciará a crioterapia no local da cirurgia.

A crioterapiaé definida como uma técnica terapêutica na qual é aplicada qualquer substância gelada ao corpo como gelo, água ou gel, levando à retirada da temperatura corporal e, deste modo reduzindo a temperatura tecidual com o objetivo de diminuir o edema (inchaço). Lembrando-se de não aplicar a substância diretamente na pele para não queimar o paciente. Deve-se envolvê-la sempre em um tecido ou plástico para aplicar no local operado, protegendo assim a pele do paciente.

Passado em torno de uma a duas horas de observação na sala de recuperação, o paciente é reavaliado e estando tudo em ordem será liberado para seu quarto, podendo restar com seus familiares a partir deste momento.

O profissional de enfermagem da equipe do cirurgião acompanha o paciente em todas as fases do procedimento cirúrgico, assim que o paciente é acomodado no quarto este profissional relembrará todas as orientações já passadas pelo cirurgião e acompanhará a prestação de serviço da equipe de enfermagem do hospital em que o paciente está internado assim como se as orientações e restrições passadas pelo cirurgião estão sendo executadas e seguidas.

O paciente ficará internado no hospital sempre de um a três dias ou conforme a orientação do cirurgião. Nestes momentos de internação hospitalar, a equipe de enfermagem estará de prontidão lhe prestando todo o suporte necessário! A equipe é integrada aos outros profissionais para que o paciente sinta-se seguro e integralmente assistido.

Darlan Freitas

COREN-SC 667.990

  • Share post

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*