Dor após as cirurgias

Pós-operatório

Sem dúvidas, um dos maiores temores dos pacientes, está no medo de sentir dor após uma cirurgia.
Segundo o conceito de dor da IASP (sigla em inglês para associação internacional para estudos da dor) DOR é “uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada a lesão tecidual potencial ou real descritiva em termos dessa lesão”.

Por ser subjetiva e depender do estado emocional a sensação dolorosa depende de muitas variáveis! Conceitualmente falando, a dor é dividida em aguda e crônica (dor que persiste alem do tempo habitual de cura da lesão e que dura de 3 meses a 6 meses ou mais) No caso da dor pós-operatória, ocorre um trauma tecidual com lesão de vários segmentos (pele, subcutâneo, músculo, etc.), havendo a liberação de varias substancias no local do trauma e a nível medular que causam a interpretação cerebral da sensação de dor.

Por ser multifatorial, a dor aguda é tratada atualmente de maneira multimodal. Existem atualmente uma gama enorme de medicamentos e técnicas pra tratar a dor pós-operatória. Esses medicamentos vão desde uma “simples” dipirona/paracetamol, passando por anti-inflamatórios, chegando até opioides fortes como a morfina. Alem de associações com drogas adjuvantes para modulação da sensação de dor.

A anestesia regional (raquianestesia, peridural, bloqueios regionais etc) é também uma forma efetiva de controle da dor posoperatoria e esta indicado em inúmeros procedimentos. Existem terapias como o PCA (analgesia controlada pelo paciente) que são dispositivos pré-programados de administração de medicamentos no qual o próprio paciente controla a administração dos analgésicos, provocando no mesmo a sensação de autonomia do controle da sua dor com menos efeitos colaterais.
Antes de fazer uma cirurgia converse com um anestesiologista, durante a avaliação preanestesica, a respeito dos métodos ou terapias disponíveis para o tratamento da dor pós-operatória do seu caso.

Dr. Audinar de Liz – Anestesiologista Hospital São João Batista e Hospital Unimed Criciúma – SC
CRM 7521 RQE 4005

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*