Foramen Retromandibular

foramen

O foramen retromandibular (bifurcação anatômica do foramen mandibular e do nervo alveolar inferior) já não é considerado uma anomalia anatômica e sim uma variação normal da anatomia.
Dados obtidos por meio de estudos feitos por pesquisadores da Universidade de Azad, localizada na cidade de Teerã, no Irã, apontam que o forâmen retromandibular (por onde passa o nervo de igual nome e pequenas artérias e veias que o acompanham) está presente em 40% das 272 regiões retromandibulares dos cadáveres frescos analisados.

Números similares já foram encontrados também em diversos estudos realizados em outros países, tais como, Índia, Japão e Brasil.

É bom sempre lembrar que cirurgiões experientes devem saber da provável existência do problema para não lesionar inadvertidamente esta região anatômica, que até então era desconsiderada por muitas fontes de referência em anatomia humana.

Além disso, é desnecessário e contra indicado submeter o paciente a um exame tomográfico apenas para a localização deste detalhe anatômico. O cirurgião experiente e criterioso saberá identificá-lo de forma adequada durante o ato operatório.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*