Fratura do Osso Zigomático

O osso zigomático ou simplesmente zigoma é o osso que forma a parte mais saliente da face (maçã do rosto) formando também o contorno inferior dos olhos (margem orbital).

A fratura deste osso é rotineira, porém, quando ocorre, a maioria dos pacientes fica surpresa porque é muito comum que venha a acontecer em acidentes de rotina, tais como, queda da própria altura, jogando futebol, batidas da face em objetos ou em outras pessoas por desatenção, etc.

A fratura do osso zigomático também pode ocorrer nos impactos mais agressivos, tais como, acidentes automobilísticos e quedas de locais mais altos, mas, nestes casos, já era esperado pelo paciente que algo mais grave tivesse acontecido.

Este post é um alerta, porque, mesmo quando a fratura é simples (um traço) e o deslocamento do osso após a fratura é pequeno, recomendamos na maioria das vezes a redução cirúrgica e fixação óssea da fratura, sob anestesia geral, pois, após a diminuição do edema (inchaço) no local fraturado, se a fratura não for tratada através da cirurgia, pode ficar evidente um desnivelamento na projeção do osso zigomático (“maçãs do rosto”) entre o lado fraturado e o não fraturado da face do paciente.

É comum, também, o traço de fratura comprometer a saída do nervo infraorbitário do crânio, causando dormência em região do lábio superior, bochecha e asa do nariz do lado fraturado. Nestes casos, mesmo que a fratura tenha provocado um deslocamento pequeno do osso, a dormência só é completamente eliminada após a redução (correção) e fixação da fratura, sob anestesia geral.

Muito importante enfatizar que, após a fratura consolidar no local errado, o tratamento cirúrgico torna-se muito mais invasivo e com acesso dificultoso para a sua completa resolução. Portanto, fique atento: ao ser diagnosticado com uma fratura de osso zigomático, vá sempre em busca do tratamento ideal para a resolução do seu caso clínico!

13 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*