Hemorragia no pós-operatório

Pesquisando a relação entre a presença de hemorragia no pós-operatório em pacientes que fazem utilização contínua de anticoagulantes devido a algum histórico de doenças cardíacas (infarto do miocárdio, colocação de bypass, etc. ) Girotra et al. constataram que somente quando há a associação de dois anticoagulantes (aspirina e copidrogel) pode ocorrer um sangramento maior no pós-operatório imediato.

hemorragia
De resto, pacientes que tomam somente um anticoagulante ou até mesmo nenhum, sangram de forma similar após qualquer tipo de procedimento cirúrgico na cavidade bucal.
O grande destaque do artigo está para os índices de sangramento similares até 24 horas após o procedimento entre pacientes ansiosos, sob o efeito do stress ou que, propositalmente, deslocavam o coágulo e os que tomavam a associação entre dois anticoagulantes.
Portanto, muita atenção deve ser ministrada ao paciente ansioso, hipertenso por stress ou que, de alguma forma através de um mecanismo psicossomático desloca o coágulo: ELES PODEM APRESENTAR UM QUADRO DE HEMORRAGIA NO PÓS-OPERATÓRIO SIMILAR AOS PACIENTES QUE ESTÃO SOB TERAPIA MEDICAMENTOSA COM ANTICOAGULANTES.
** IJOMS – Janeiro de 2014.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*