Lipectomia Jugal (Retirada da Bola de Bichat)

A Bola de Bichat ou Bolsa de Bichat é um depósito adiposo (de gordura) que todos os seres humanos possuem na face, na região das bochechas, localizada entre os músculos da mastigação masseter e bucinador. Ela serve como uma almofada, para lubrificar a interposição destes dois músculos e preencher o espaço das bochechas na face.

Porém, para pacientes que possuem o rosto muito redondo, gordo, largo ou com o contorno da face pouco definido, a retirada desta gordura está indicada. Mesmo pacientes magros podem ter o aspecto de rosto redondo, pois a Bola de Bichat não está associada à obesidade, ela é um órgão anatômico, portanto, não desaparece ao perdermos peso.

Sua retirada (Bichatectomia ou Lipectomia Jugal) é um procedimento cirúrgico relativamente simples, sem grande complexidade, que proporciona aos pacientes uma face com o malar (osso zigomático) mais saliente e bochechas com aspecto mais fino e para dentro, já que a gordura é extirpada (removida) completamente através de um acesso intra bucal, ou seja, não há cicatrizes na face já que o procedimento é realizado por dentro da boca.

Como somente a gordura é removida, não tendo nenhuma intervenção a nível muscular concomitante, o efeito estético é muito bonito e discreto, pois define e afina o rosto do paciente sem nenhuma cicatriz. É um procedimento estético rotineiro, seguro, que pode ser realizado sob anestesia local (na clínica) só sendo indicada a anestesia geral quando outras intervenções estão associadas tais como:
1)    Mentoplastia (plástica de queixo);
2)    Cirurgia para salientar o ângulo mandibular através da instalação de Prótese de Porex Mandibular;
3)    Cirurgia Ortognática;
4)    Cirurgia para disfarçar o Sulco Naso-Labial profundo através da instalação de Prótese de Porex para a Região Paranasal;
5)    Outras Cirurgias Estéticas em Face (pode-se associar a presença de dois cirurgiões no procedimento – Cirurgião Bucomaxilofacial + Cirurgião Plástico).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*