Localização dos Canais Linguais na Mandíbula

Wang e colaboradores, do Departamento de Periodontia da Universidade de Taipei, Taiwan, analisaram o diâmetro dos canais linguais mediais e laterais da mandibular em 101 (cento e um) pacientes. Para a surpresa dos pesquisadores, 25% dos pacientes examinados apresentaram o canal lingual medial com um diâmetro maior que 1 (um) milímetro (mm) e 31% apresentaram o canal lingual lateral com um diâmetro maior que 1 (um) milímetro.

Nestes canais mandibulares ocorre a presença de prolongamentos das artérias sublingual e submentual. Portanto, o cirurgião deve estar atento em qualquer procedimento cirúrgico realizado nesta região, dentre estes as cirurgias para instalação de implantes dentários e a mentoplastia óssea estética.

Ao atingir estes canais em um procedimento cirúrgico, o cirurgião ocasionará uma hemorragia na região que simula uma falsa Angina de Ludwig, que nada mais é do que a obstrução das vias aéreas por um sangramento excessivo que causa a projeção do assoalho da boca e da língua para uma posição posterior e superior ocorrendo um bloqueio da via aérea superior.

Por isto, todos os casos cirúrgicos devem ser analisados individualmente através de minuciosos exames clínicos e de imagem (radiografias, tomografias, ultrassonografias, ressonância magnética), já que planejamentos cirúrgicos personalizados podem e devem ser realizados, minimizando assim problemas e intercorrências no pós-operatório em qualquer tipo de procedimento cirúrgico que venha a ser realizado no paciente.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*