Meias de compressão previnem trombose e embolia pós-operatória.

 

Quando devo usar meias de compressão?

    Quando um paciente é submetido à anestesia geral, em especial as mais longas, em virtude do seu posicionamento horizontal e da impossibilidade de movimentar-se, é recomendado a utilização de meias de média compressão (20 a 30 mmHg). 

 

    O seu uso pode ser feito durante o período de internação hospitalar e pós operatório, pois, elas estimulam o retorno da circulação sanguínea através da pressão que promovem nas veias, evitando a ocorrência de trombose e embolia

 

    Quando ficamos muito tempo parados ou impossibilitados de nos mexer, ocorre uma estase (lentidão do fluxo venoso), ou seja, o sangue perde a força para retornar ao coração e transcorrer normalmente o seu fluxo pelo corpo.

 

    Mas, o problema encontra-se que ao perder a força, o sangue pode formar coágulos (trombos ou trombose), que podem alojar-se nas veias e também nas artérias do corpo. No caso do seu alojamento nas artérias pulmonares, pode causar a chamada embolia pulmonar, que tem um índice de fatalidade importante.

 

Meias compressivas para o pós-cirúrgico.

    A maioria dos hospitais possuem botas pneumáticas, utilizadas para a prevenção da ocorrência dos trombos. São botas que promovem uma pressão sistemática nas pernas, estimulando o retorno do sangue e prevenindo que fique parado ou circulando com muita lentidão. 

 

    Para cirurgias em hospitais que não possuem as botas pneumáticas, recomenda-se que os pacientes adquiram e utilizem meias compressivas, que deixem os dedos do pé à mostra, para que se possa acompanhar a circulação sanguínea das extremidades do corpo durante o ato cirúrgico.

 

    No uso domiciliar, as meias podem cobrir os dedos dos pés, pois no caso das cirurgias em região bucomaxilofacial, os pacientes podem caminhar já quando estão no quarto durante a internação hospitalar, o que favorece em muito a normalização da circulação sanguínea.

 

    No geral, podem ser utilizadas as meias ¾ ou 7/8, ambas possuem o mesmo efeito e na apresentação média compressão 20-30 mmHg (milímetros de Mercúrio). Porém, para pacientes com doenças vasculares prévias, é recomendado sempre que um médico especialista em doenças vasculares prescreva a compressão correta das meias para a prevenção de trombose e embolias, quando do momento do ato cirúrgico.

 

    O período de uso das meias em casa no pós-operatório pode variar conforme cada caso, por isso converse sempre com seu cirurgião para avaliar seu quadro clínico e prever o tempo necessário. 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*