Mentoplastia e prótese de porex: entenda os benefícios da cirurgia plástica de queixo.

Mentoplastia.

   A mentoplastia, mais conhecida como plástica de queixo ou cirurgia do queixo, é um procedimento cirúrgico com intuito de  mover o mento (queixo), visando redução ou aumento da região, proporcionando ao paciente um perfil facial mais adequado e harmônico. 

   Trata-se de um procedimento seguro e de rápida execução e não necessita de qualquer tipo de prótese ou substâncias de preenchimentos faciais (ácido hialurônico, metacrilato e outros). 

   A cirurgia é feita através da fixação de mini-placas e mini-parafusos de titânio no queixo, utilizando o próprio mento do paciente para o ajuste da posição, garantindo um resultado definitivo e sem necessidade de manutenção ao longo dos anos. 

 

   O benefício da mentoplastia é estético, possibilitando uma melhor harmonia facial ao paciente e um queixo mais atrativo. 

   Existem alguns motivos que levam o paciente a solicitar a mentoplastia, na maioria das vezes ocorre por um mau posicionamento do mento ou porque querem garantir um perfil mais definido de forma natural. 

   A cirurgia de plástica de queixo é indicada em casos que:

  • Queixo muito longo, usa-se a mentoplastia para redução
  • Queixo muito curto, usa-se a mentoplastia para aumento;
  • Quando o mento é muito para frente, usa-se a mentoplastia para recuo ósseo;
  • Quando o paciente possui queixo duplo (gordura submentoniana se sobressaia);
  • Quando o paciente deseja definir sua mandíbula , melhorando assim sua aparência estética.  

 

   O importante é que sempre seja realizado um planejamento cirúrgico do paciente junto ao cirurgião bucomaxilofacial, a fim de projetar os resultados e alinhar todas as expectativas, pois se trata de um procedimento irreversível esteticamente.  O profissional irá avaliar aspectos do rosto do paciente como um todo, a fim de identificar possíveis desarmonias faciais e pontuar as correções necessárias. 

   A cirurgia também pode ser indicada em alguns casos para tratamento de apneia obstrutiva do sono, quando é identificado pelo especialista bucomaxilofacial a necessidade de correções na posição do queixo para o melhoramento da respiração do paciente. 

Prótese de porex.

   A fixação da prótese de porex (prótese de polietileno poroso de alta densidade) é indicada para pacientes que desejam uma melhor definição do mento, um contorno da mandíbula mais atrativo e harmônico. A prótese é considerada 100% biocompatível, não ocasionando nenhuma reação adversa com o corpo do paciente.

   Diferente da aplicação de preenchimento da PMMA (polímero sintético opticamente transparente), que pode apresentar inflamações, rejeições do corpo e contém um período de duração, a prótese de porex se mostra com resultados mais eficientes e seguros.

   A colocação é realizada através da fixação da prótese na posição mandibular adequada para o paciente, conforme o planejamento cirúrgico, proporcionando uma melhor definição de forma natural e um sorriso mais harmônico.  

   Benefícios da colocação da prótese de porex:

  • Definição mandibular e harmonização facial de forma natural;
  • Procedimento rápido e seguro;
  • Não deixa cicatrizes, pois a incisão é feita por dentro da boca;
  • Material 100% biocompatível com o corpo humano;
  • Não é necessário a manutenção do procedimento ao longo dos anos.

Tempo de recuperação. 

   A recuperação da cirurgia de mentoplastia é rápida e tranquila, o paciente recebe a alta no mesmo dia, com instruções dadas pelo cirurgião bucomaxilofacial, podendo assim, seguir para casa. A prótese deve ser mantida imóvel por alguns dias após o procedimento. 

   Podem ser prescritos o uso de analgésico e antibiótico, para redução do risco de infecções. Também é solicitado repouso por alguns dias. Após uma semana o paciente retorna ao consultório para retirada dos pontos. 

   Durante o pós-operatório da cirurgia de mentoplastia, é orientado ao paciente uma dieta mais restrita e líquida, além da atenção para higienização bucal com o uso de antissépticos. O planejamento pré e pós-operatório cirúrgico é essencial para o paciente, ajudando e acelerando o processo de recuperação. 

Qual profissional realiza a mentoplastia?

   O profissional responsável pela realização do procedimento de mentoplastia e colocação da prótese de porex é o Cirurgião Bucomaxilofacial, especialista em  modificações bucofaciais, com a qualificação necessária para executar esse tipo de procedimento. 

   A Clínica Juliana Búrigo trabalha a mais de 15 anos na realização de procedimentos bucomaxilofaciais, devolvendo a satisfação em sorrir para a vida de cada paciente, sempre com segurança, comprometimento, ética e qualidade. 

   Na clínica temos a Dra. Juliana Búrigo, que é especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, além de possuir uma equipe completa e multidisciplinar que acompanha todo o planejamento cirúrgico, com suporte pré e pós-operatório. 

 

   Tem interesse em realizar a mentoplastia ou fixação da prótese de porex? Entre em contato e agende uma consulta de avaliação: www.julianaburigo.com.br 

10 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*