Nutrição x Cirurgia Ortognática

A restrição do movimento mandibular, no pós-operatório de cirurgia ortognática, constitui fator de risco nutricional, por impedir que o paciente receba dieta sólida por períodos de até 60 (sessenta) dias.

Antes da cirurgia é importante e imprescindível que o paciente esteja saudável em todos os seus sentidos, o que inclui seu estado nutricional. Desta forma, na fase pré-operatória é importante o paciente passar por uma avaliação nutricional criteriosa para checagem de seu estado nutricional o qual será feito mediante a análise da ingestão alimentar, antropométrica e análise bioquímica do sangue. Esta avaliação visa identificar possíveis carências nutricionais, intolerâncias e patologias que podem interferir na recuperação pós-cirúrgica, bem como preparar as reservas corporais para evitar um risco nutricional no período pós-operatório. Evita-se, desta forma, o estresse que pode ocorrer devido a modificação na textura alimentar que sofre alterações se comparada à dieta normal, através da utilização de uma dieta líquida e pastosa no primeiro mês, necessária para o sucesso da cirurgia e também para evitar hemorragias e proporcionar uma cicatrização adequada.

A base inicial da alimentação após a cirurgia nas primeiras 48 horas (dois dias) é a base de líquidos liquidificados e/ou coados gelados, evitando alimentos ácidos e de difícil digestão. Após este período, a dieta passa para líquida completa coada, depois evoluindo para uma dieta bem pastosa por um período que varia de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, variando o caso conforme a recuperação e avaliação do cirurgião assistente. A dieta deverá ser rica em nutrientes que ajudam na cicatrização como a vitamina C, zinco, ferro. Alguns pacientes necessitarão de uma dieta hiperproteica e hipercalórica antes e/ou depois da cirurgia; outros de suplementos dietéticos.

A utilização da nutrição adequada, ofertada aos pacientes de forma humanizada, respeitando-se sempre a individualidade dos mesmos, possibilita a recuperação completa do estado nutricional dos mesmos e acarreta em grande qualidade para o momento pós-cirúrgico considerado o momento mais delicado neste tipo de procedimento.

Maria Cristina Gonçalves de Souza – Nutricionista CRN/SC 10 – 0279
Mariana Aléssio Cardoso – Graduanda de Nutrição

3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*