O nervo lingual na exodontia do siso incluso

art_post_22_nervo_lingual

A exodontia dos sisos (terceiros molares) inclusos é um procedimento muito divulgado e realizado de forma disseminada pelas clínicas odontológicas.

Porém, não ocorre aos pacientes a quantidade de riscos e sequelas que este procedimento, se executado de má forma, pode acarretar.

Uma sequela bastante comum, que causa impacto social e transtorno psicológico aos pacientes, é a lesão ao nervo lingual.

Quando este nervo é lesionado, pode causar dificuldades na fala, na mastigação e, o mais grave, perda do trato gustativo na porção da língua em que o nervo foi lesionado, ou seja, o paciente não sentirá mais o gosto dos alimentos.

Segundo Yadav S. e colaboradores da Universidade de Haryana, na Índia, as alterações na língua provocadas pela lesão a este nervo chegam a ocorrer em 1% dos casos de forma definitiva e, em até 22% dos casos de forma temporária (até 06 meses).

Enfatizamos, através destes dados, a importância de procurar um cirurgião especialista quando chegar o momento da exodontia dos sisos inclusos.

Nos casos em que estes dentes estão muito mal posicionados dentro do osso, esta recomendação torna-se mais que um alerta, pois os riscos de lesão ao nervo lingual de forma definitiva aumentam proporcionalmente à má posição dos sisos dentro do osso mandibular.

5 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*