Posicionamento ideal do mento para a correção da papada (queixo duplo).

 

Mentoplastia para correção da papada (queixo-duplo) 

    Sabe-se que o mento, ou queixo, é um item imprescindível na harmonia de uma face. É ele quem define a presença da linha queixo-pescoço, separando o osso mandibular do pescoço, passando autoridade e confiança no simples fato de estar ausente ou presente, e quando bem posicionado, elimina de vez a “papada” ou o “queixo duplo”, pois, ao contrário do que parece, na maioria das vezes essa “papada” é formada somente por músculos que estão retraídos juntamente ao mento ósseo

 

(esquerda - antes / direita - depois) 


    De forma alguma, nestes casos clínicos, a papada se trata de tecido gorduroso em excesso. Elimina-se assim, completamente a indicação de uma lipoaspiração da “papada” e indica-se a cirurgia para mentoplastia óssea de avanço, ou a instalação de uma prótese de Porex para o mento ósseo.

 

Qual a posição ideal do mento?

   

    Existem três pontos de referência, que nos guiam no planejamento da posição ideal do mento para cada paciente, são eles:

  1. Ponto Pogônio (Pg) = é o ponto mais antecedente do contorno anterior da sínfise mentoniana (mento ósseo);
  2. Ponto Gnátio (Gn) = é o ponto mais anterior e inferior da sínfise mentoniana (mento ósseo);
  3. Ponto Mento (Me) = é o ponto mais inferior da sínfise mentoniana (mento ósseo).

 

    Todos os pontos possuem a sua versão para o tecido mole, por isso, é tão importante que o cirurgião bucomaxilofacial saiba dessas referências e o posicionamento ideal das mesmas:

  1. Ponto Pogônio Mole (Pg’) = é o ponto mais antecedente do contorno anterior do tecido mole do mento;
  2. Ponto Gnátio Mole (Gn’) = é o ponto mais anterior e inferior do tecido mole do mento;
  3. Ponto Mento Mole (Me’) = é o ponto mais inferior do tecido mole do mento.

 

    Cabe aqui, orientar que na análise tomográfica desses pontos do mento ósseo e mole, previamente à sua cirurgia, o cirurgião conseguirá claramente definir o que será possível de ser alcançado através da intervenção cirúrgica.

    Essas metas podem ser atingidas por qualquer cirurgião capacitado, que conhece a anatomia óssea e o posicionamento correto do mento.

 

    Inclui-se aqui, o conhecimento a respeito da necessidade do auxílio de instalação de próteses mandibulares, tais como a prótese de Porex, no intuito de alcançarmos a anatomia do mento ideal para o seu caso clínico.

    Em suma, após a análise minuciosa através do exame clínico, fotos e exames de imagem, a proposta cirúrgica ideal para a correção do seu caso clínico será definida e explanada através de um bom diálogo entre você e o seu cirurgião bucomaxilofacial. 

   

    Tem interesse em realizar a mentoplastia e ainda possui algumas dúvidas sobre o procedimento? Entre em contato com a Dra. Juliana Búrigo e agende uma consulta para a pré-avaliação do seu quadro clínico: www.julianaburigo.com.br 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*