Quais alimentos devem ser evitados após procedimentos cirúrgicos na cavidade bucal

Uma boa alimentação no período pós cirúrgico na cavidade bucal é muito importante, principalmente se considerarmos o fato de que o paciente que acabou de passar por uma cirurgia necessita que seu organismo esteja forte o suficiente para evitar infecções e inflamações e para rápida regeneração e cicatrização dos tecidos.

No pós-operatório da cirurgia ortognática, os pacientes  são orientados e submetidos a uma dieta líquida por vários dias, para evitar o acúmulo de resíduos na região operada, evitar a proliferação bacteriana e favorecer o repouso do local.

O uso inicial de uma alimentação mais líquida e fria, além de permitir repouso local, minimiza o sangramento pós-operatório natural e, conseqüentemente, diminuiu a probabilidade de quadros hemorrágicos se instalarem.

O paciente também deve evitar alimentos ácidos como sucos de frutas cítricas, morango, abacaxi, e também condimentos fortes, pois eles podem irritar os tecidos que ainda estão em processo de cicatrização e causarem incômodo. O uso de alimentos quentes e a exposição ao sol podem ocasionar problemas hemorrágicos pela vasodilatação causada, devendo ser evitados nos primeiros dias.

 

 

Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada e Saúde Bucal Coletiva – Edição Especial 2006: 01-06

Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., Camaragibe v.13, n.4, p. 71-80 , out./dez. 2013

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*