Quando o padrão face longa necessita de cirurgia ortognática?

O paciente que possui o padrão de face longa, como o próprio nome sugere, possui uma face muito comprida, portanto, na maioria das vezes, desagradável aos olhos de quem a possui.

Algumas características da face destes pacientes são:

  • Ausência de selamento labial (o paciente fica com a boca aberta quando está em repouso);
  • Exposição gengival excessiva ao sorrir;
  • Pouca expressão zigomática (bochechas);
  • Ângulo entre as linhas do queixo e pescoço fechado.

Geralmente, existe uma associação entre o padrão face longa ao padrão II ou ao padrão III, sendo denominado, então de padrão face longa II ou padrão face longa III.

A cirurgia ortognática está indicada para corrigir a deformidade estética e funcional porque os dentes não irão atingir a ocusão ideal somente através da utilização do aparelho ortodôntico. Então, em um só momento cirúrgico se corrige as duas deformidades esqueléticas do paciente: A FACE LONGA E A DIFERENÇA QUE EXISTE ENTRE AS DUAS ARCADAS.

Muitos pacientes que possuem o sorriso gengival esquelético, causado pelo excesso de crescimento vertical da maxila, realizam este procedimento por estética, para possuir um sorriso mais harmônico e com um maior enfoque na estética branca do sorriso, ou seja, na exposição dos dentes em detrimento da exposição da gengiva.

 

Post escrito baseado nos livros do Prof. Dr. Leopoldino Capelozza Filho: Diagnóstico em Ortodontia e MIT (Metas Terapêuticas Individualizadas, vls. 1 e 2), ambos da Dental Press Editora. Ano 2004 e 2011.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*