Soluço após cirurgia com anestesia geral: entenda o motivo.

 

   

    Você sabia que, após a anestesia geral, mais comum nas cirurgias mais longas como a ortognática, podem ocorrer soluços? Isso ocorre, devido  ao estímulo dos nervos frênicos e vago, durante o período em que o paciente está anestesiado. 

    O soluço é uma contração muscular involuntária (espasmo) e intermitente dos músculos, inspiratórios intercostais e do diafragma. O resultado são breves explosões de intensa atividade inspiratória, envolvendo o diafragma e os músculos inspiratórios, localizados entre as costelas.

    O fechamento da glote ocorre quase imediatamente, após o início da contração diafragmática, gerando o som característico e o desconforto do soluço.

 

 

 

    Anestésicos como, levodopa, neurolépticos e alfa-metildopa, podem provocar este estímulo durante o período cirúrgico e até gerar continuidade do sintoma durante o pós-cirúrgico, devido a ação do medicamento no sistema nervoso central. 

    A primeira tentativa de solucioná-lo, deverá ser através de medicações endovenosas (aplicadas na veia), quando o paciente estiver convalescendo nos primeiros dias do seu pós-operatório, a nível hospitalar.

    Caso no momento da alta hospitalar o paciente ainda estiver com soluços, poderá optar-se por manter a mesma medicação, porém administrada via oral, em casa, se o quadro clínico estiver apresentando melhoras (soluços de menor intensidade e com intervalos mais espaçados).

    Em casos que o quadro clínico esteja estável no momento da alta hospitalar, ou seja, nenhuma melhora foi obtida com a administração de medicações endovenosas, poderá ser realizado no próprio hospital, antes da alta, pelo médico Anestesiologista, um bloqueio do nervo frênico, o qual irá imediatamente solucionar os episódios de soluço que ocorriam desde o término da anestesia geral, para o qual o paciente foi submetido.

    Os descritos acima serão válidos para casos em que os soluços apresentados pelo paciente não tenham outras causas associadas, como: doenças abdominais, neurológicas e outros. Que não tenham sido previamente diagnosticadas por desconhecimento do paciente e do cirurgião bucomaxilofacial contratado. 

    Fez alguma cirurgia recentemente e está com algum tipo de soluço persistente? Procure seu médico e relate o problema, para que assim possa receber o tratamento adequado.

18 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*