Tuberculose na Orofaringe

05_post_tuberculose

Um relato de caso clínico de Lee et al. do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade de Chungnam, na Coréia do Sul, enfatiza a importância do exame anatomopatológico para o diagnóstico definitivo das patologias bucais.

Uma massa em região de orofaringe com aspecto tumoral ao exame clínico, exame tomográfico e na ressonância magnética, foi diagnosticada definitivamente após a realização do exame anatomopatológico como uma tuberculose primária em região de orofaringe, ou seja, uma tuberculose sem manifestação pulmonar.

Acredita-se que o agente causador da tuberculose, mycobacterium tuberculosis, aproveita uma parte da mucosa oral que está rompida e penetra na região da submucosa, iniciando assim sua proliferação localizada, mesmo na presença da saliva e do epitélio, que possuem condições de inibir o seu crescimento.

Também é importante salientar que nenhum dos sintomas que são associados à tuberculose, tais quais: febre, alteração na voz, sudorese, perda de peso, fraqueza, forma sentidos pelo paciente.

    Após o correto diagnóstico da lesão, o paciente tomou medicamentos anti-tuberculose por seis meses e foi considerado completamente curado após um acompanhamento de doze meses.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*