Relação da microbiota intestinal com a qualidade da cicatrização

O intestino não é apenas um órgão de digestão e absorção, mas também assume importante função no sistema imunológico. A nutrição é reconhecida por modular e melhorar a resposta imune neste local.

No intestino, o conjunto de bactérias que habitam esse ambiente atribui-se a denominação de microbiota intestinal. A microbiota apresenta várias funções, sendo importantes as de proteção anti-infecciosa que fornecem resistência à colonização por micro-organismos exógenos; a imuno-modulação, que possibilita uma ativação das defesas imunológicas e, por fim, a  facilitação da absorção local de nutrientes (PENNA; NICOLI, 2001), importantes para uma boa cicatrização.

A microbiota intestinal pode sofrer alterações de acordo com os padrões alimentares, com a hospitalização e o tratamento com antibióticos. O equilíbrio dela pode ser garantido através dos probióticos e prébioticos.  Prébioticos são componentes alimentares não digeríveis que são substratos para os microrganismos, estimulando seletivamente a proliferação de bactérias desejáveis no intestino, equilibrando a microbiota, podem ser consumidos na forma de alimentos ricos em fibras. No intestino grosso, onde a microbiota é mais numerosa e diversificada, há o predomínio da microbiota probiótica, composta por bactérias com ações benéficas para o organismo, sendo as bifidobactérias e os lactobacilos.

Desta forma estudos têm mostrado que a dieta se constitui em fator determinante das características da colonização intestinal e uma alimentação adequada deve ser estimulada para se manter o equilíbrio da flora intestinal, juntamente com nutrientes específicos beneficia a resposta imunológica, melhorando desta forma a cicatrização, tornando importante a avaliação nutricional e o acompanhamento com o profissional Nutricionista no pré e pós operatório.

 

Material de apoio: 

Artigo: RELAÇÃO DO CONSUMO DE VITAMINAS E MINERAIS COM O SISTEMA IMUNITÁRIO: UMA BREVE REVISÃO

Autores: Mayara do Belem Caldas BIASEBETTI , Isis Delfrate RODRIGUE e  Caryna Eurich MAZUR2

Visão Acadêmica, Curitiba, v.19, n.1, Jan. – Mar./2018 – ISSN 1518-8361

 

Artigo: A colonização da microbiota intestinal e sua influência na saúde do hospedeiro

Autores: Ludmilla Araújo da Paixão e  Fabíola Fernandes dos Santos Castro

Universitas: Ciências da Saúde, Brasília, v. 14, n. 1, p. 85-96, jan./jun. 2016

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*