Acurácia da Cirurgia Virtual

cirurgia virtual

Pesquisadores do Departamento de Cirurgia Maxilofacial do Hospital Universitário de Odense, localizado na Dinamarca, junto a pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, analisaram a acurácia, ou seja, a precisão, do planejamento virtual na cirurgia ortognática de 30 pacientes que se submeteram à cirurgias ortognáticas bimaxilares, (maxila + mandíbula / maxila + mandíbula + mento), sendo que em alguns casos, na cirurgia maxilar, também houve a sua segmentação. A avaliação envolveu os três planos tridimensionais utilizados como referência na cirurgia ortognática (Pitch, Roll e Yaw).

Como resultado, foi constatada diferença estatisticamente significativa no posicionamento do plano de Pitch (supero-inferior), com diferenças maiores do que dois milímetros entre as medidas do planejamento e o pós-operatório.

Conclusão: o planejamento virtual tem ALTA ACURÁCIA, porém, MÉDIA PRECISÃO. O que isto significa? Que um excelente planejamento virtual não é garantia de uma cirurgia ortognática precisa. A EXPERIÊNCIA, CONHECIMENTO, SENSO ESTÉTICO (“FEELING”) DO CIRURGIÃO AINDA É CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL NO SUCESSO DE UMA CIRURGIA ORTOGNÁTICA.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*