Alterações Auditivas após a Cirurgia Ortognática
Os distúrbios temporários de audição e a pressão no ouvido médio após a osteotomia de Le Fort I – osteotomia padrão na cirurgia ortognática no osso maxilar -, foram avaliados por pesquisadores do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial das Universidades de Ankara e Istambul, na Turquia.
A duração dos distúrbios, todos classificados como distúrbios leves ou moderados, deu-se de três a oito semanas no pós-operatório, sendo que na 12ª semana, nenhum distúrbio foi encontrado.
Estas alterações auditivas ocorrem porque os músculos elevadores e tensores do véu palatino se inserem no palato duro, portanto, com o movimento de avanço maxilar e com a presença do edema pós-operatório, as funções da tuba auditiva (tubo de Eustáquio) podem ser temporariamente alteradas.
Assim como o edema, sintomas como a parestesia, a dificuldade em abrir a boca, a dificuldade de deglutição, a dificuldade de fonação, a alteração na sensibilidade auditiva e a pressão no ouvido médio, são distúrbios temporários que ocorrem no pós-operatório da cirurgia ortognática e, assim como os outros distúrbios, são normalizados ao longo dos primeiros meses do pós-operatório.
Já aconteceu de algum caso levar mais tempo? Ou não voltar mas ao normal?
Acho que isso está acontecendo comigo após 18 meses de cirurgia não mais consigo ficar em eventos barulhentos fui ao circo precisei sair antes do final por estar me incomodando muito
Olá! Você deveria contatar e relatar ao cirurgião que lhe operou a ocorrência deste sintoma. Deve procurar também um médico Otorrinolaringologista ou Fonoaudióloga especialista em Audição para um correto diagnóstico da possibilidade de ter havido uma lesão nervosa temporária ou definitiva.
Já aconteceu de algum caso levar mais tempo ou não voltar ao normal?
Este é um artigo que foi publicado no International Journal of Oral & Maxillofacial Surgery. Não temos nenhum caso deste transtorno por tempo transitório ou definitivo nas cirurgias ortognáticas realizadas aqui na clínica. Porém, o artigo está aí para demonstrar que é um acontecimento que pode acontecer em qualquer cirurgia ortognática realizada por qualquer cirurgião. Obrigada por interagir conosco!
Ola, hoje marca terceira semana apos a minha cirurgia, ja faz uns 5 dias que comecei a ficar com ouvido “abafado”, ouço minha propria respiracao e voz elevadamente porem ainda ouço estimulos externos naturalmente. Esse post talvez explique a minha situacao mas fico agoniado pois o meu medico disse que nao ha correlacao com a cirurgia. Nestes casos, a presenca da dor é imprescindivel ( apesar de eu ter nenhum):? Att. grato
Olá! O ideal é você passar por uma consulta online com a Dra. Juliana para que ela possa entender mais a respeito do seu caso clínico e solicitar exames específicos para diagnóstico/tratamento. Caso tenha interesse, envie-nos o seu telefone de contato através de uma mensagem no WhatsApp (48) 999633-8882 ou no e-mail [email protected]. Desta forma, conseguiremos dar sequencia ao atendimento da sua queixa de uma forma mais detalhada e personalizada. Obrigado pelo contato.
Super interessante, estou com esse quadro que iniciou no 45º dia após a cirurgia ortognática. Vou para o 5º mês e tendo episódios de entupimento dos ouvidos. Exames de imagem normais, exames de fonoaudiologia normais. Ainda estou produzindo secreção nasal, observo que após lavar o nariz o entupimento cessa. Que Deu me dê equilíbrio para seguir adiante.