Assimetria facial: quais os procedimentos para correção?

 

    O rosto é uma das partes do corpo que as pessoas mais identificam alterações ou defeitos, o que traz sensações de incômodo que podem influenciar na autoestima. 

    Já se olhou no espelho e sentiu que um lado do seu rosto é diferente do outro? 

    A assimetria facial é um problema muito comum, e na maioria das vezes, quase imperceptível. 

    Porém, em alguns casos é necessário corrigí-la por meio de tratamentos, pois a diferença pode acarretar diversos problemas para a saúde, como: má oclusão, dificuldade para respirar e mastigar, apneia do sono, dores na região cervical da coluna, ombros, cabeça, entre outros.

 

    Saiba mais a seguir sobre a assimetria facial e quais os procedimentos utilizados para sua correção. 

 

O que é assimetria facial?

 

 

    Assimetria facial é um desequilíbrio na estrutura da face. Ela é uma condição muito comum e que pode afetar qualquer pessoa, uma vez que, são raros os casos em que uma pessoa tem o rosto perfeitamente simétrico

    Em alguns casos, apesar de natural, este desequilíbrio é mais pronunciado, o que pode desencadear desde incômodos estéticos até prejudicar funções importantes, já que essa diferença pode se manifestar no nariz, na boca, nas bochechas, no queixo, nos dentes, entre outros locais da face, e podem aumentar conforme o tempo. 

 

Quais as principais causas da assimetria facial? 

    É muito comum que a assimetria facial seja uma herança genética. Contudo, alguns hábitos contribuem para que o rosto perca sua simetria com o tempo, por exemplo:

 

  • Traumatismo no Côndilo Mandibular na Fase de Crescimento da Mandíbula: Isso faz com que um lado da face se desenvolva menos do que o outro. Em alguns casos, mastigar sempre do mesmo lado também pode afetar a simetria da face.

 

  • Problemas respiratórios: Sinusite, bronquite ou desvio do septo, faz com que a pessoa respire com a boca aberta durante muito tempo. Nestes casos, pode ocorrer o afundamento do céu da boca, o que faz com que a língua fique mais próxima dos dentes inferiores e, consequentemente, a boca é projetada para frente.

 

  • Bruxismo: Bem como problemas musculares ou esqueléticos, além das doenças congênitas e dos traumas, também contribuem para que um lado do rosto se desenvolva mais do que o outro.

 

    Ao notar em sua rotina qualquer um dos hábitos involuntários acima citados, procure imediatamente um dentista de sua confiança. 

 

Como diagnosticar a assimetria facial?

 

    O diagnóstico da assimetria facial deve ser realizado com o auxílio de um profissional, que por meio de exames clínicos e radiológicos, identifica o tamanho da assimetria e indica o tratamento mais eficaz. 

    Radiografias de crânio, radiografias de mandíbula e tomografias computadorizadas são exames complementares, que ajudam a chegar em um diagnóstico ainda mais preciso. 

    Além disso, também é importante realizar uma investigação do histórico do paciente, na qual são investigados os antecedentes familiares, traumas, infecções e episódios de dores articulares.

    O exame pode ainda ser complementado por outras modalidades, como modelos de gesso e fotografias, que ajudam a localizar com ainda mais precisão as estruturas envolvidas na assimetria. 

    Vale lembrar que o diagnóstico e o tratamento das assimetrias faciais é diferente conforme a idade do paciente e a área afetada, por isso, procure sempre um cirurgião dentista de confiança para realizar essa avaliação. 

 

Como fazer a correção de assimetria facial? 

    Existem diversas técnicas que podem ser usadas na correção da assimetria facial, principalmente no campo da odontologia. 

    A origem do problema é o que determina a escolha do tratamento pelo profissional que está avaliando o quadro. 

 

    A seguir, listamos algumas opções de procedimentos bastante utilizados para correção da assimetria facial

 

Cirurgia ortognática

        Normalmente é indicado para os casos em que a assimetria é acentuada por conta de problemas de desenvolvimento da face, que podem gerar: má oclusão, apneia do sono, dificuldade para mastigar alimentos, diminuição da função respiratória, dentre outros. 

      O procedimento é caracterizado pelo reposicionamento dos ossos mandibular e maxilar, que promove a melhora significativa nas funções mastigatórias e respiratórias, além de um rosto mais bonito e harmônico. 

 

Mentoplastia

 

    O procedimento cirúrgico tem objetivo de reduzir ou aumentar o tamanho do queixo, de forma que o rosto fique mais harmonioso para cada paciente. 

    Para realizar a cirurgia é preciso observar a forma, o contorno da mandíbula e a assimetria no rosto, que indicam se o mento se encontra projetado ou retraído, assim é possível descobrir o tipo de deformidade que deve ser corrigida. 

    A cirurgia pode auxiliar na correção da papada (queixo duplo), para pacientes que possuem musculatura retraída na linha do pescoço e mento, delineando os traços. 

 

Prótese de porex

 

    Em alguns casos a assimetria facial pode ser apenas um incômodo estético, devido a falta de definição do maxilar. A prótese de porex é perfeita para quem busca definir o contorno mandibular e ter traços mais marcantes nas linhas do queixo. 

    O procedimento é definitivo, sem necessidade de manutenção ao longo da vida, além de uma prótese 100% biocompatível com o corpo humano, não oferecendo risco de rejeição. 

    Todo o processo de definição da angulação da prótese é feito em conjunto com o paciente, através de um planejamento pré-cirúrgico, promovendo mais satisfação com o resultado final.

 

Bichectomia 

 

    O procedimento realiza a remoção das bolas de Bichat (bolsas de tecido adiposo que todos temos nas bochechas), com o objetivo de afinar e destacar as maçãs do rosto. 

    O procedimento pode ser usado como tratamento para a assimetria facial, quando o que causa a diferença entre os lados da face é justamente a “gordura das bochechas”. 

 

Aparelho ortodôntico

 

    Usado para corrigir assimetrias causadas pelo desalinhamento dos dentes. Além de melhorar a estética do sorriso, melhora também as funções mastigatórias do paciente. 

    O uso do aparelho pode ser orientado em paralelo a outros tratamentos cirúrgicos para a correção de assimetrias, como por exemplo, a cirurgia ortognática. 

 

Preenchimento facial e labial

    Realizado por meio de aplicações de ácido hialurônico, o tratamento devolve firmeza e volume à pele e lábios

    Essa substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo e preenche os espaços, além de mantê-la hidratada e estimular a produção de colágeno, porém, ela diminui conforme envelhecemos, o que faz com que o rosto perca volume e contorno. 

    Ao fazer o preenchimento, seja facial ou labial, ele ajuda no alinhamento do rosto, preenchendo espaços e ajudando a definir contornos que se perderam com o tempo, porém, o resultado não é definitivo, por isso, demanda reaplicações regulares. 

 

    Está em busca de uma consulta para avaliar a assimetria facial? Entre em contato com a Clínica Juliana Búrigo e descubra qual o tratamento que é mais indicado para o seu quadro clínico: www.julianaburigo.com.br

4 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*