Autocuidado em relação à higiene de próteses sobre implantes.

Você terá condições de manter a saúde da sua cavidade bucal no que se trata de higienização para evitar o acúmulo de placa bacteriana sozinho, sim, sozinho, sem a dependência de um odontólogo, caso a sua prótese sobre implantes tinha sido confeccionada sobre implantes dentários de qualidade.

Implantes com a conexão implante-prótese mais modernas, acumulam menos placa bacteriana na transição implante-prótese, sendo assim, o paciente, possuindo meios de fazer a remoção da placa bacteriana sozinho, terá condições de eliminar a virulência da mesma através da escovação diária caseira com o auxílio de produtos de higiene e autocuidado bucal, desenvolvidos para facilitar e viabilizar esta higienização a nível domiciliar, livrando o paciente de um vínculo fixo com o seu cirurgião dentista.

Isto porque a placa bacteriana só torna-se virulenta quando não é desagregada de sua colônia por uma ação mecânica, física mesmo. É destruindo por completo a placa bacteriana (conjunto de bactérias unidas por adesividade) que as bactérias perdem a virulência e não causam nenhum mal à saúde bucal do paciente, inclui-se aqui a saúde dos dentes, gengiva, mucosa, língua e implantes dentários.

Sozinha na cavidade bucal a bactéria não provoca nada: nem cárie, nem gengivite, nem mucosite, nem periimplantite (inflamação sobre implantes). Quando a bactéria se une às outras é quando ela ganha virulência e conseguirá causar todos os danos à saúde bucal, citados anteriormente.

Por isto, a escovação adequada, com auxílio de adjuvantes de higiene bucal, poderá diminuir a dependência do paciente ao seu cirurgião dentista, pois, as manobras diárias de higiene e autocuidados bucais caseiros o manterão por um bom tempo em saúde e equilíbrio.

Abaixo alguns adjuvantes de higiene bucal que diminuirão a sua necessidade de ir ao dentista:

  • Fio dental Superfloss Oral-B;
  • Escovas dentais de cerdas macias (penetram mais em lugares de difícil acesso);
  • Escovas interdentais;
  • Aparelhos de irrigação bucal;
  • Enxaguatório bucal (diminuem a virulência da placa bactariana).

Mas, atenção ao fato de que nenhum dos adjuvantes relacionados acima será eficaz se utilizado sozinho. É a associação de dois ou mais adjuvantes que permitirá ao usuário destruir ou desestabilizar mecanicamente a placa bacteriana reduzindo drasticamente a sua virulência que causa danos a saúde bucal!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*