Avaliação da dor neuropática após injúria ao nervo trigêmeo

Avaliando a eficácia do PDQ (Pain Detect Questionnaire) – um questionário desenvolvido na Alemanha para a detecção de dores neuropáticas, após a injúria do nervo lingual e do nervo alveolar inferior, em cirurgias realizadas na região bucal, Elias LA e e colaboradores, da King’s College em Londres, sugerem algumas mudanças no questionário original para que os pacientes possam ser mais assertivos em suas respostas.

dor

Porém, um dado surpreendente da pesquisa: 81,8% das lesões ao nervo lingual foram ocasionadas após a cirurgia para a extração dos sisos inferiores e 55% das lesões ao nervo alveolar inferior foram ocasionadas após a cirurgia para instalação de implantes dentários na mandíbula e após a extração dos sisos inferiores.

 

Este dado nos alerta para o fato de que a extração dos sisos inferiores e a instalação de implantes dentários, que são atividades rotineiras nas clínicas odontológicas, são procedimentos que requerem conhecimento científico e técnico dos profissionais que o executam. Como são procedimentos que parecem simples de ser executados acabam “enganando” quem à eles se submeterá. Fica aqui a orientação de que apesar de parecerem simples, ambos os procedimentos podem causar sequelas nervosas importantes e até irreversíveis nos pacientes.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*