Carcinoma de células escamosas na cavidade bucal de mulheres que nunca fumaram nem fizeram uso de álcool

Patologia Bucal

Koo K. et al., da Universidade de Melbourne na Austrália, ficaram impressionados com o número de carcinomas de células escamosas que foi diagnosticado em um grupo de pacientes que surpreendem ao apresentar este tipo de tumor maligno: MULHERES QUE NUNCA FUMARAM NEM FIZERAM UTILIZAÇÃO DE ÁLCOOL DURANTE A VIDA.

Ao contrário do que se esperava, já que este tipo de tumor é muito comum em homens geralmente fumantes e que fazem uso de álcool, 24,3% dos carcinomas de células escamosas da cavidade bucal foi diagnosticado em MULHERES QUE NUNCA FUMARAM NEM FIZERAM UTILIZAÇÃO DE ÁLCOOL DURANTE A VIDA.

Para as mulheres que tinham entre 50 e 59 anos o carcinoma estava associado a presença do HPV – 16 (papillomavirus humano). Já as que estavam na faixa etária entre 70 e 79 anos a causa não foi especificada, acreditando-se ser a idade cronológica mais avançada a causa do tumor.

Fica aqui a dica para as mulheres, mesmo as que não fumam nem fazem utilização de álcool: VACINEM-SE CONTRA O HPV, REALIZEM O AUTO EXAME DAS REGIÕES INTRA-BUCAIS (LÍNGUA, GENGIVAS, BOCHECHAS) E FREQUENTEM SEU DENTISTA COM PERIODICIDADE, POIS A PREVENÇÃO E O DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO AINDA A MELHOR MANEIRA DE SE OBTER UM PROGNÓSTICO MELHOR E FAVORÁVEL!!!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*