Chá de espinheira santa para o pós operatório.

No pós operatório, quando a temperatura morna estiver liberada na dieta (mas, pode também ser administrado em temperatura fria), recomendamos para os nossos clientes a ingestão de um chá a base das folhas da planta medicinal espinheira santa.
As substâncias ativas da espinheira santa diminuem a produção de ácido pelo estômago, reduzindo a acidez estomacal, diminuindo sintomas gástricos e a sensação de queimação no estômago.
Esta propriedade medicinal da planta é muito importante, pois, no pós operatório dos nossos procedimentos cirúrgicos, faz-se necessário a ingestão de medicamentos por via oral, que acabam sendo um fator de agressão à mucosa estomacal, favorecendo o desenvolvimento de gastrite e até mesmo de úlceras.
Também, a situação de estar se submetendo a um procedimento cirúrgico, muitas vezes cheio de detalhes que envolvem a parte emocional do cliente no pré, no trans e no pós operatório, pode ser um fator desencadeante de gastrite e úlceras no estômago de origem nervosa. Nestes casos também a espinheira santa irá reduzir a produção de ácidos prevenindo a ocorrência de qualquer distúrbio estomacal.
Desta forma, qualquer prevenção de qualquer patologia adversa do pós operatório é válida, principalmente neste caso que estamos prevenindo a incidência de transtornos no estômago do paciente operado de uma forma natural, sem adição de mais uma medicação para ser ingerida após a cirurgia.
Outra característica importante da espinheira santa é que ela é também um excelente diurético, função importante, pois, após a alta hospitalar o paciente apresenta muita retenção de líquidos no corpo, principalmente nas extremidades (dedos dos pés e das mãos) devido à administração de medicamentos e hidratação endovenosa de forma contínua durante toda a estadia hospitalar.
Para as duas situações, o chá deve ser preparado conforme descrevemos abaixo!
• 1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa;
• 1 xícara de água.
Adicionar as folhas de espinheira santa e a água em uma vasilha e ferver por 5 minutos. Desligar o fogo, tampar e deixar repousar por cerca de 15 minutos. Coar e tomar de preferência morno, até 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de 30 minutos antes das refeições.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*