Cirurgia Plástica Periodontal: procedimento para um sorriso mais harmônico e natural.

   Assim como os dentes, a gengiva é de extrema importância para a harmonia da estética dental. Uma gengiva saudável deve apresentar aspectos rosados, sem nenhuma vermelhidão, inchaço, retração ou até mesmo crescimento exagerado sobre os dentes. Quando houver a existência de qualquer um desses aspectos, é preciso procurar imediatamente um dentista para que seja feita uma avaliação. 

   Existem diversos fatores que podem ocasionar a desarmonia gengival e uma piora da saúde bucal, logo, é importante ficar atendo aos seguintes sintomas:

  • Mudança de cor da gengiva ou inflamação da mesma; 
  • Placas bacterianas (tártaro);
  • Sangramento gengival;
  • Patologias bucais;
  • Traumas (ocasionados geralmente na higienização bucal – com o uso do fio dental e escovação);
  • Posicionamento ósseos (casos genéticos que precisam de avaliação clínica);

   Os fatores citados acima podem desenvolver o aumento exagerado da gengiva sobre os dentes e também a retração da mesma, perdendo parte do tecido. A avaliação profissional irá verificar se houve alguma deformidade estética com necessidade de correção através da cirurgia plástica periodontal. 

 

O que é plástica periodontal?

   A cirurgia periodontal, também conhecida como gengivoplastia, trata-se de um procedimento para a correção de defeitos gengivais. A realização do procedimento garante um sorriso mais harmônico e natural ao paciente, além de ótimos resultados estéticos. 

   O procedimento atua de duas formas a fim de melhorar a estética gengival, diante da remoção de excessos de tecidos e na recuperação: 

  • Aumento gengival: crescimento desordenado da gengiva sobre os dentes, conhecida como hiperplasia gengival. A cirurgia periodontal atua na retirada com o objetivo de correção e aumento da exposição da coroa dentária.
  • Recessões gengivais: retração e perda do tecido gengival. A cirurgia periodontal atua no preenchimento das áreas que necessitam de recuperação.

 

Cirurgia plástica periodontal para correção gengival.

 

   A cirurgia plástica periodontal para correção do sorriso, tem como objetivo aumentar a exposição dos dentes, reduzindo a margem gengival, expondo a coroa dentária que está escondida por debaixo da gengiva. 

   A plástica periodontal é indicada para pessoas que possuem um sorriso com muita exposição da gengiva ou que apresentam um desnível entre gengiva e dentes. 

   A realização do procedimento deve sempre ser avaliada por um profissional bucomaxilofacial, em alguns casos mais severos que envolve condições ósseas, só é possível corrigir o problema através da cirurgia ortognática. 

 

Cirurgia plástica periodontal para enxerto gengival.

   A cirurgia plástica para enxerto gengival tem o objetivo de restaurar a área bucal que perdeu tecido. O procedimento é feito através da retirada de porções de áreas saudáveis para a colocação em locais que apresentem a falta da gengiva.

O procedimento é indicado para pacientes que tiveram a perda da gengiva, seja por traumas ou retrações, o que pode vir a ocorrer devido a condições genéticas ou doenças bucais. 

 

Como é realizada a plástica periodontal?

   Apesar de ser uma cirurgia simples, é orientado que seja realizado o planejamento pré-operatório, pois trata-se de um procedimento irreversível, e quando não executado de forma correta, pode desencadear diversos desconfortos estéticos. É recomendado aos profissionais que seja feita a simulação virtual do “novo sorriso”, possibilitando ao paciente enxergar o resultado final. 

   Na Clínica Juliana Búrigo realizamos o procedimento sob anestesia local na própria clínica, sem necessidade de internação, um procedimento simples e bem tranquilo para a recuperação do paciente. 

 

     Ficou interessado em saber mais sobre a plástica periodontal? Agende uma consulta na Clínica Juliana Búrigo e faça uma avaliação: www.julianaburigo.com.br 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*