Complicações Pós-Cirúrgicas

Complicações Pós-Cirúrgicas

Nos Estados Unidos, existe uma base de dados pública na qual consta o registro de dados de 36 milhões de internações em hospitais de todo o pais. Além do registro do procedimento realizado a cada internação, há também um registro de co-morbidades (doenças associadas ao paciente no momento de sua internação, como diabetes, depressão, abuso de álcool, drogas e anemia) e eventos adversos ocorridos a cada procedimento/ internação.

Com base nessas co-morbidades, integrantes de cinco universidades Norte Americanas (Oregon, Nebraska, Iowa, Michigan e Cleveland) realizaram um estudo que analisou as complicações ocorridas na sequência de procedimentos reconstrutivos na face, como traumatismos, reconstruções com enxertos, osteotomias em mandíbula, tanto em cirurgias eletivas (urgentes) como em não eletivas.

De acordo com os dados obtidos, aproximadamente 20% dos 26.373 pacientes que se submeteram a este tipo de procedimento, ou seja, um total de 5.275 pacientes, desenvolveram algum tipo de complicação no pós-operatório, dentre estas:

  • 1293 (4,9%) Pneumonia
  • 1028 (3,9%) Hemorragia
  • 949 (3,6%) Outras infecções
  •  923 (3,5%) Não cicatrização das incisões cirúrgicas
  • 844 (3,2%) Complicações iatrogênicas (pneumotórax, lacerações e punções acidentais, hipotensão e embolia pulmonar)

O estudo identificou ainda que um aumento na idade e nas co-morbidades associadas a cada paciente aumentam as taxas de desenvolvimento de múltiplas complicações.

Além disso, por meio do estudo, os pesquisadores também chegaram à conclusão de que  a má nutrição no pós-operatório, geralmente relacionada a um numero maior de dias de internação hospitalar, aumenta o índice de feridas cirúrgicas não cicatrizadas.

Mas é importante ressaltar que o dado citado no parágrafo anterior, apesar de alarmante, nos mantem tranquilos. Isso porque a Clínica Juliana Búrigo oferece acompanhamento nutricional por meio de atendimento individualizado para cada paciente que se submete a procedimentos cirúrgicos conosco e que necessita de internação hospitalar. Este atendimento está incluso no honorário dos nossos procedimentos, portanto, não gera custos adicionais e, o mais importante, o mantém livre de deficiências nutricionais no pós-operatório.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*