Dentes provisórios para implantes: saiba como os dentes naturais podem auxiliar na reabilitação bucal.

 

O que é enxerto ósseo para implante dentário?

    O enxerto ósseo para implante dentário é um procedimento que tem o objetivo de  recuperar a região que foi afetada pela perda óssea dos dentes através de substitutos ósseos autógenos (do próprio organismo do paciente) ou sintéticos (desenvolvidos em laboratórios de alta tecnologia na área da saúde).

    A necessidade do enxerto ósseo pode ocorrer por diversos motivos, podendo ser um acidente (traumatismo)  ou em um planejamento para a instalação de um ou vários implantes dentários. A questão é procurar sempre um dentista de confiança, que terá como prioridade construir o seu sorriso da melhor forma.

 

Quando devo fazer enxerto ósseo para implante dentário?

    Quando é necessário que o paciente faça uma reabilitação bucal, para devolver a função e a estética da cavidade bucal, principalmente através de implantes, próteses sobre implantes e até mesmo próteses sobre dentes (coroas, facetas e lentes de porcelana).  

    Através de um bom e minucioso planejamento, o dentista pode vislumbrar o término da reabilitação com bastante antecedência, estabelecendo um cronograma de trabalho que seja o melhor possível, inclusive no quesito conforto e praticidade para o paciente.

    Um profissional pode determinar já no início da reabilitação, pelo exame de imagem de um paciente (radiografia ou tomografia), quais dentes estão condenados. A partir do diagnóstico, é possível aproveitar a situação para fazer os dentes condenados servirem como dentes provisórios, principalmente durante a execução de algumas fases do planejamento da reabilitação bucal do paciente.

 

Como acontece o procedimento dos dentes naturais como provisórios para a instalação de implantes? 

    A dúvida que muitos pacientes podem ter é como ocorre o procedimento do enxerto ósseo para implante dentário. Quando a ausência óssea ocorre acima dos dentes condenados na arcada superior, é possível a execução de um enxerto ósseo com material sintético de uma empresa suíça mantendo os dentes naturais do paciente como dentes provisórios..

    O período de osseointegração do enxerto, ou seja, o tempo de união entre o implante e o tecido ósseo, pode durar em média oito meses. Nesta fase, os dentes naturais são mantidos como dentes provisórios. 

    É possível que os dentes naturais estejam condenados, porém, podem estar em boas condições para executar a função mastigatória e estética na boca, mesmo que de forma reduzida. Assim, é possível que o profissional siga até o final da reabilitação sem usar próteses provisórias removíveis, que no geral, são bastante desagradáveis e trazem certo desconforto, inclusive emocional, para os pacientes. 

 

Precauções para o procedimento.

    Sempre converse e questione a fundo o profissional escolhido a respeito de todos os passos e possibilidades para a sua reabilitação bucal. Procure um dentista de confiança e que atenda às suas necessidades da melhor forma possível.

     Na maioria das vezes, trata-se de um tratamento que exige certo tempo de execução até a sua completa finalização, porém, com um minucioso planejamento, que priorize sempre a qualidade na execução de cada fase, poderá tornar-se um tratamento mais leve e sem fases desagradáveis e de constrangimento para os pacientes até que a conclusão da reabilitação bucal seja alcançada.

    É bom reforçar que qualquer fase durante a reabilitação bucal deve ser superada com paciência e alegria. A Clínica Juliana Búrigo tem como objetivo principal neste tipo de tratamento (reabilitação bucal), sempre, a reabilitação estética e funcional da cavidade bucal do paciente. Priorizamos a saúde física e emocional de nossos pacientes. 

    Um sorriso lindo e funcional não tem preço e assim que conquistado, deve ser celebrado todos os dias da vida do cliente!

 

    Tem interesse em saber mais como os dentes naturais podem auxiliar na reabilitação bucal? Agende uma consulta online com a Clínica Juliana Búrigo e faça uma avaliação. Recebemos clientes de todos os lugares do mundo!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*