Disceratose Congênita – Diagnóstico através da Língua

foto_juliana_blog_01

A disceratose congênita é uma doença hereditária que causa pigmentações na pele, hipoplasia nas medulas ósseas, distrofia das unhas, leucoplasia (lesões brancas) nas mucosas e predisposição ao câncer.

Um relato de caso do autor Noto Z. e colaboradores, da cidade de Kurobe, no Japão, chamou a atenção para a importância de um exame genético para o diagnóstico da disceratose congênita quando diagnosticada somente as leucoplasias nas mucosas orais, podendo ser a manifestação na cavidade bucal, dando indício de uma manifestação mais branda da doença.

No relato de caso destes autores, o paciente apresentava uma leucoplasia (lesão branca) extensa no dorso da língua e, das outras características associadas à disceratose, foi diagnosticado somente manchas na pele próximas ao pavilhão auricular. Sendo a disceratose comprovada somente após o exame genético.

Este relato é um alerta sobre a importância de seguir o diagnóstico até o final em qualquer patologia apresentada por um paciente. Neste caso, a ênfase fica para as patologias manifestadas nas mucosas da cavidade bucal, tais como, língua, bochechas, palato e gengivas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*