Efeito da câmara hiperbárica após a radioterapia de cabeça e pescoço

Pesquisadores da Universidade de Bergen, na Noruega, resolveram avaliar a circulação e oxigenação de tecidos gengivais e da pele, que clinicamente pareciam saudáveis, de pacientes que já haviam se submetido à radioterapia nestas regiões há algum tempo.

 

0xigenio

Os pacientes foram submetidos à 28 sessões, de duração entre 10 a 15 minutos, com uma pressão de 240 kPa, cinco dias por semana. Três testes foram realizados 3 e 6 meses após o tratamento hiperbárico: oximetria transcutânea, medições da perfusão da pele e gengiva através de sonda termostática e Laser Doppler.

 

Constatou-se um aumento na capacidade vascular na pele e gengiva e um aumento da oxigenação dos tecidos na pele somente. Ou seja, até de forma preventiva está indicado o tratamento hiperbárico para pacientes que necessitam de algum procedimento odontológico invasivo mas já se submeteram à radioterapia em algum momento de suas vidas nesta região. A garantia de um pós procedimento sem que ocorra alguma intercorrência está confirmada já que ocorre uma melhora na irrigação e oxigenação dos tecidos locais.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*