Entenda alguns sinais importantes que podem aparecer após fraturas da face e o que eles significam
1) Sinal de Battle
Trata-se de uma equimose (área roxa) atrás da orelha que pode ser indicativa de fratura(s) na base do crânio, mais especificamente fratura(s) na região do osso temporal.
2) Dificuldade de movimentação do globo ocular
O globo ocular não obedece aos comandos do paciente e fica impedido de realizar alguns movimentos em uma ou em várias direções. Isto ocorre porque pode haver fratura(s) dos ossos que formam a cavidade orbitária e o deslocamento destes ossos, ocorrido após a fratura, impede o movimento do globo ocular devido à limitação do espaço livre da cavidade orbitária; ou devido a um aprisionamento de um ou mais músculos que formam a musculatura extrínseca do globo ocular que, estando aprisionada, encontra-se incapacitada de realizar seu movimento dentro da normalidade.
3) Otorreia
Trata-se da saída de líquido cefalorraquidiano ou liquor pelo ouvido. Este líquido límpido, de coloração clara, que envolve o cérebro dentro da caixa craniana, poderá drenar pelo ouvido no caso de uma fratura craniana.
4) Rinorreia
Trata-se da saída de líquido cefalorraquidiano ou liquor pelo nariz. Este líquido límpido, de coloração clara, que envolve o cérebro dentro da caixa craniana, poderá drenar também pelo nariz no caso de uma fratura craniana. Nestes casos, pode confundir o leigo, pois a secreção pode ser confundida com outras secreções nasais, tais como as que estão presentes em resfriados comuns ou até mesmo em processos alérgicos (rinites).
5) Sinal de guaxinim
Trata-se de uma equimose (área roxa) em torno das órbitas, simulando a mancha preta ao redor dos olhos do animal guaxinim. A fratura de um ou mais ossos da face pode apresentar este sinal: da base do crânio, osso frontal, osso nasal, osso maxilar e osso zigomático.
6) Desoclusão
O encaixe dos dentes da arcada superior (maxila) e dos dentes da arcada inferior (mandíbula) fica fora da normalidade. Ocorre um desencontro entre as arcadas e o paciente não consegue encontrar a posição correta ao abrir e fechar a boca.
Minha filha tem 1 ano e 8 meses caiu do berço , machucou a testa , depois de alguns dias apareceu essa mancha nos olhos e depois de dois dias começou a coriza. Ela fez um raio x, a medica falou q n tinha nda, q estava tudo ok. Mas olhando outras reportagens vi q um raio x n é o suficiente o certo seria uma ressonância. Devo me preocupar?
Meu filho tem 1 ano e 6 meses caio do altar da igreja bem baixinho e começou a sair um líquido do ouvido com sangue o clínico olhou e disse está sem machucado no ouvido que era interno .logo encaminharam pro neuro fez tomografia e descobriu que meu filho teve uma fatura na base do cranio ele caiu domingo e só apresentou sinal na quarta a noite vamos ficar atento e cuidar de nossas crianças um tempo pode ser pequeno mas pode gerar grandes problemas.
Cair agora dia 29 de setembro 15 degraus de escada,meu corpo eu não sinto muitas dores mais meu lado direito do meu rosto está roxo e debaixo do rosto efeito guaxinim,os dentes super dormentes ao abrir aí comer dói,no segundo dia meu nariz começou a sangrar tomei medicação parou no 5 dia começou a sangrar mais escuro passei 2 dias sangrando escuro.Estou a bordo de um navio em destino a Miami o que devo sugerir ao médico para fazer ,porque ele falou que não precisaria fazer uma ressonância e eu vejo que estou precisando,estou com traumatismo facial .
Depois de várias batidas na cabeça, na face o porquê de expelir sangue pelo nariz
Olá Teresinha! Obrigada por interagir conosco! Sua pergunta é interessante porque pode ser a dúvida de muitas pessoas. O osso maxilar (osso que sustenta os dentes superiores), o osso zigomático (maçã do rosto), o rebordo inferior e o assoalho da órbita (olhos) são ossos da face que compõem as paredes dos seios maxilares (que se comunicam com o nariz bilateralmente – cada seio maxilar com uma fossa nasal). Por isto, um trauma (batida) em algumas regiões da face pode provocar sangramento nasal porque vasos sanguíneos destes ossos acabam se rompendo e o sangue extravasado dentro do seio maxilar será expelido pelo nariz! Esperamos tê-la ajudado com a sua dúvida! Sejas sempre muito bem vinda ao blog da Clínica Juliana Búrigo.