Entenda quais os efeitos do estresse para a saúde bucal.

    O estresse é uma situação emocional psíquica, que pode desencadear diversos problemas fisiológicos ao nosso corpo, inclusive bucal. 

 

    Uma pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma-Brasil), aponta que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, um dado alarmante, que aponta que a nova geração de brasileiros está cada vez mais propensa ao desenvolvimento de doenças. 

 

    Para entender melhor como funciona o estresse e seus males, precisamos antes de tudo compreender nosso passado como seres humanos, voltando ao tempo das cavernas, onde o ser humano sempre teve que lidar com situações de perigo extremo, lutando e caçando para a sua sobrevivência. 

 

    Toda a carga de adrenalina vivida era usada para a luta e fuga, momento em que nossos corpos se vêm com o aumento da pressão arterial, respiração acelerada e sangue fluindo rapidamente pelo corpo. 

 

    Nos dias atuais, o estresse permanece em nossa rotina, mas diferente daquela época, não temos mais que caçar ou nos defender, nossas lutas agora são com outros problemas, como: emprego, família, contas a pagar, trânsito, situações do dia a dia, dentre outros. 

 

    Quando passamos por várias situações de estresse em um curto período, químicas são liberadas pelo seu corpo, hormônios como: hidrocortisona, cortisol e adrenalina. 

 

    Esses hormônios liberados são responsáveis por regular diversas funções no nosso organismo. Ao serem produzidos de forma desregulada, acabam prejudicando nosso sistema imunológico, que responde através de inflamações. 

 

    Sem a defesa imune, nossos corpos se tornam o ambiente perfeito para o desenvolvimento de patologias, inclusive doenças bucais

 

Quais os efeitos do estresse para a saúde bucal?

    Os efeitos do estresse para a saúde bucal são muitos, um estudo da Journal of Periodontology, de 2007, revelou que o estresse é o grande influenciador da má higienização bucal. 

 

    Quando estamos sob altos níveis de estresse, costumamos não realizar hábitos básicos de higiene, principalmente a escovação e o uso de fio dental, práticas da rotina primordiais para a saúde bucal. 

 

    Existem diversas doenças bucais causadas pelo estresse, as principais são: 

Aftas:

    São pequenas bolhas brancas que surgem dentro da boca, geralmente seu aparecimento ocorre devido a baixa imunidade decorrente do estresse. As aftas costumam ser um dos primeiros sinais de que algo não está em ordem com a nossa saúde, sendo uma resposta inflamatória do corpo. 

Herpes:

    Pequenas bolhas nos lábios, que acabam virando feridas. São uma resposta do nosso organismo a baixa imunidade e costumam ser tratadas com pomadas, através da orientação de um especialista. 

Cáries:

    A má higienização bucal e hábitos alimentares ruins podem acarretar problemas bem maiores, como o desenvolvimento de cáries. Durante o período de estresse, o consumo de açúcar aumenta, ajudando na proliferação e acúmulo de bactérias nos dentes. 

Gengivite  e Periodontite:

    A baixa imunidade ocasionada pelo estresse pode acarretar doenças como gengivite, que é a inflamação da área gengival, podendo gerar vermelhidão e sangramento. 

    Quando não tratada, a gengivite pode se desenvolver para um caso mais grave, a periodontite, uma patologia que afeta a estrutura óssea dos dentes, podendo levar até a perda da estrutura dental. A ausência de limpeza bucal também pode gerar a gengivite e a periodontite

 

Halitose (mau hálito):

    Uma má higienização oral, o acúmulo de bactérias, as doenças bucais e a má alimentação, ocasionados pelo estresse, podem gerar o mau hálito. O fator é um alerta do nosso organismo de que algo não está legal na nossa saúde bucal, devendo ser investigado por um profissional.  

 

Xerostomia (boca seca):

    O estresse diminui o fluxo de saliva em nossa boca, deixando aquela sensação de boca seca. Esse ambiente bucal, seco, afeta diversas funções do nosso organismo, como fala e mastigação. Criando um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.

 

Bruxismo e DTM:

    O bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes durante o sono, o que provoca dores para abrir e fechar a boca ao acordar e que pode se prolongar durante o dia. 

    Essa atitude se desenvolve por questões emocionais. Quando uma pessoa passa por uma situação de estresse e ansiedade muito aguda, toda a carga é voltada para uma ação no mandíbula, que acontece involuntariamente durante o sono, levando ao ato de ranger e apertar os dentes. 

    Essa ação prejudica principalmente a fala e a mastigação, e pode levar ao desenvolvimento da DTM (disfunção da articulação do temporomandibular), inflamando e agravando a lesão na área da ATM

 

    Ao notar o aparecimento de qualquer um dos sintomas citados acima, procure imediatamente o seu dentista de confiança para que uma análise mais profunda seja feita. 

 

    Caso seja identificado pelo especialista odontológico que as patologias bucais estão relacionadas a questões emocionais, devido ao estresse, será também designado um acompanhamento psicológico para tratamento do quadro clínico, além das mudanças de hábitos. 

 

Como prevenir que o estresse prejudique nossa saúde bucal? 

    O estresse é algo que faz parte da nossa rotina, mas podemos procurar formas de controlar e minimizar seus efeitos no nosso corpo, evitando assim, o desenvolvimento de doenças bucais

 

    Existem diversas atividades e mudanças de hábitos que podem ajudar e aliviar a carga de estresse em nosso organismo, entre elas estão: 

  • Incluir atividades físicas na rotina;
  • Ter uma alimentação saudável e beber bastante água;
  • Praticar exercícios de relaxamento e respiração, como Yoga; 
  • Separar momentos do dia a dia para o seu lazer, seja ler um bom livro, assistir a um filme ou sair com os amigos; 
  • Dedicar sua mente à aprendizagem de coisas novas, como um esporte, música ou dança; 
  • Realizar sessões de terapia com frequência; 
  • Priorizar sempre ter uma boa noite de sono;

 

    Lembre-se, sempre cuide da sua saúde física e mental, só assim terá uma qualidade de vida e, consequentemente, uma boa saúde bucal

 

    Tem ficado estressado com frequência e notado o aparecimento de doenças bucais? Procure a Clínica Juliana Búrigo, podemos te ajudar a avaliar seu quadro clínico e oferecer o melhor tratamento: www.julianaburigo.com.br 

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*