Enxaguatório Bucal: Adjuvante ou Coadjuvante da Higiene Bucal?

Os enxaguatórios bucais são coadjuvantes da higiene bucal. Nunca, é isto mesmo, nunca um bochecho com um enxaguatório bucal pode substituir a higiene mecânica da cavidade bucal realizada com escova e fio dental.

Isto porque a placa bacteriana (união de bactérias) que coloniza a cavidade bucal só é removida por completo através da ação mecânica, sim, somente através de uma boa escovação e utilização do fio dental conseguimos desestruturar a placa bacteriana e eliminar a sua virulência. Entenda-se aqui por virulência o ácido que a placa bacteriana produz que é capaz de causar a doença cárie, a gengivite e a periodontite, esta últimas, inflamações na gengiva e nos ligamentos de sustentação dos dentes ao osso.

Então, qual seria a indicação da utilização dos enxaguatórios?

Dependendo do enxaguatório que o seu dentista recomendar, ele será o coadjuvante para prevenir as doenças da cavidade bucal citadas anteriormente e, também, servir de prevenção no combate à sensibilidade dentária e infecções após cirurgia realizada na boca.

Quando a opção for por enxaguatórios que contenham flúor em sua fórmula o mesmo formará uma película protetora no dente que ajuda a combater a desmineralização do esmalte dentário pela ação da placa bacteriana.

Os enxaguatórios que contêm agentes antissépticos em sua fórmula servem para minimizar a virulência das bactérias, porém, não eliminam por completo a mesma. São indicados para pacientes que tem alguma dificuldade motora para realizar a escovação, que utilizam próteses dentárias com difícil acesso para uma higiene manual através da escovação comum ou para pacientes que passaram por algum procedimento cirúrgico na cavidade bucal e necessitam de um coadjuvante para a escovação que não poderá ser perfeita devido o processo de cicatrização pós operatória.

Finalmente, os enxaguatórios com produtos para sensibilidade em sua fórmula, dentre estes o nitrato de potássio, auxiliam no combate à sensibilidade dentária, pois, obliteram os canais dentinários que comunicam o meio externo à polpa dental (canal) diminuindo a dor causada por ingestão de alimentos e líquidos gelados, quentes, ácidos ou doces ou até mesmo no simples contato com o ar. Estes enxaguatórios equiparam-se a uma medicação, pois, têm em sua fórmula um componente não encontrado em qualquer enxaguatório ou creme dental e que possui uma finalidade específica.

Você ainda tem dúvidas a respeito dos enxaguatórios? Não deixe de acessar sempre o nosso blog e deixar o seu comentário!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*