Infecções dentárias: um assunto bastante perigoso!

 

    Você sabia que uma infecção de origem dentária pode ficar anos agindo de forma silenciosa no organismo? 

    Sua contaminação pode ser em um ponto localizado, como também, pode desenvolver e migrar para uma manifestação sistêmica em nosso corpo todo. 

    No artigo abaixo, confira como esse processo pode ocorrer e quais os devidos cuidados a serem tomados em relação à saúde bucal. 

 

O que é uma infecção dentária?

 

 

    O dente é composto por quatro camadas de diferentes tecidos biológicos: esmalte, dentina, cemento e polpa. Toda a inervação sanguínea e nervosa do dente, que é responsável por torná-lo um órgão vivo, encontra-se situada majoritariamente na polpa.

    Porém, quando essa polpa é afetada, gera uma necrose, que pode ser causada por fatores como: restaurações mal executadas (que invadem o espaço pulpar), desenvolvimento de cárie, doença periodontal, traumatismos no dente, entre outros. 

    Quando a polpa é necrosada, um tecido putrefato (podre) começa a surgir dentro do dente, assim, pela falta de circulação sanguínea surgem bactérias mais potentes, que no início contaminam o osso e a região mais próxima do dente envolvido.

    Com o passar do tempo, caso não tratada, a infecção dentária pode disseminar para o organismo como um todo, iniciando uma infecção sistêmica ou sepse (infecção generalizada no organismo humano), que pode levar o ser humano a óbito. 

 

Quais os perigos oferecidos por uma infecção dentária?

 

    É importante manter-se atento à saúde bucal, sobre qualquer alteração na área oral, procurando imediatamente um dentista, pois uma vez que a infecção cair na corrente sanguínea, pode espalhar de forma silenciosa pelo corpo todo, podendo causar diversos prejuízos irreversíveis à saúde.

    Um exame laboratorial de sangue é capaz de demonstrar o aumento das células de defesa do organismo, às quais estão em atividade para defender-se daquela contaminação.

    As idas regulares ao dentista podem prevenir toda essa dor de cabeça, com a realização de exames de rotina e controle correto da saúde bucal. Com exames clínicos de imagens e laboratoriais, é possível o profissional diagnosticar a presença de qualquer infecção silenciosa de origem dentária, evitando uma evolução do quadro clínico para uma sepse.

 

    Tem notado mudanças na sua cavidade bucal? Agende com urgência uma consulta com o seu dentista de confiança.

24 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*